Dúvidas sobre Amamentação?

 

Na semana passada comemoramos a semana mundial da amamentação, mas como este é um tema de extrema importância na vida de uma criança e de uma mãe, resolvemos ampliar esta semana aqui no Dicas Miúdas…

 

E fomos em busca de resposta para algumas dúvidas muito comuns entre mães, principalmente as de primeira viagem! E nada melhor do que consultar quem realmente entende para nos ajudar num assunto tão importante e que pode muitas vezes tirar o nosso sono e tranquilidade!

 

E quem nos ajudou nesta missão foi a Doutora Dulcinete Pinheiro, que é chefe do UNIAME e também do Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães.

 

1) Quando começa a “descer” o leite?

Dra. Dulcinete – A descida do leite varia de mulher para mulher, ocorre mais cedo quando o bebe suga na sala de parto.

 

2) Como saber o quanto é suficiente para o bebê ficar bem alimentado? Se for no peito e se for na mamadeira.

Dra. Dulcinete – a quantidade de leite suficiente para cada criança também não tem uma regra fixa, porque as crianças são diferentes, mas nas primeiras semanas a criança toma em média 60 ml e vai aumentando com a idade.
3) como proceder e como evitar que o leite “pedre” na mama?

 Dra. Dulcinete – para o peito não empedrar, deve-se evitar que as mamas fiquem “paradas” muito tempo, principalmente quando o bebê dorme muito, as mamas precisam ser ordenhadas.

 

4) Qual o preparo que as grávidas devem fazer para cuidar das mamas antes e durante a amamentação?

Dra. Dulcinete – Na gravidez, não se faz exercício nos mamilos, nem usar cremes ou massagear com toalhas, buchas etc… O que se orienta é que a gestante tente expor as mamas ao sol e use um soutien frenestrado (“furado”), para que o mamilo fique roçando na blusa.
5) Mães sem bico bico ou com bico invertido podem amamentar normalmente ou precisam de algum preparo especial?

 Dra. Dulcinete – os bicos planos ou invertidos não vão atrapalhar desde que a aréola esteja macia, porque é neste local que o bebe vai abocanhar. Nunca usar bico de silicone nestes casos porque só prejudicam. O que ajudam a protrair os mamilos são as ordenhadeiras elétricas.

 

6) O bico de silicone gera sempre polêmica se as mães devem ou não utilizá-lo, ele ajuda ou não?

Dra. Dulcinete – Nunca usamos bico de silicone, porque é uma tragédia. O bebê depois não aceita mais pegar o peito, o bebe não tem contato com a pele da mãe, a produção de leite cai…
7) As conchas de silicone (coletoras) podem fazer mal, causar fungos… e os absorventes de seio?
Dra. Dulcinete – Sim , as conchas são prejudiciais , causam até mastite, porque obstruem os ducto, e se a mãe tem fissura os absorventes vão favorecer a multiplicação de bactérias e fungos.
8) Qual a quantidade em ml consumida por bebê a cada mês?
Dra. Dulcinete – não existe uma quantidade pré-determinada de leite para cada mês e sim para cada criança, vai depender dela.
9) Devemos dar água, chá ou algum líquido para bebês que apenas mamam?
Dra. Dulcinete – nunca oferecer água ou chás para crianças que estão com AME (Aleitamento Materno Exclusivo), porque sobrecarregam os rins das crianças.
10) Qual a média de tempo do intervalo entre as mamadas?
Dra. Dulcinete – O intervalo entre as mamadas também depende de cada criança, se não está ganhando peso suficiente, pedimos que os intervalos sejam menores.
11) Existe uma idade para iniciar o desmame e como fazê-lo?
Dra. Dulcinete – Até 6 meses o Leite Materno  deve ser exclusivo,introduzir outros alimentos a partir daí, mas, o leite materno deve continuar até 2 anos ou mais. Só iniciar o desmame quando então esta amamentação não está sendo agradável para a mãe ou para seu filho.
12) Como saber se não irá fazer falta para o bebê na próxima mamada, tem melhor momento para retirar o leite?

Dra. Dulcinete – a ordenha deve ser feita nos intervalos das mamadas. Desta forma terá tempo para produção de mais leite para o bebê.

 

Quem tiver mais dúvidas sobre este assunto pode mandar que nós faremos o possível para buscar as respostas para vocês! Pode ser através dos comentários, do facebook, instagram ou e-mail (regina@dicasmiudas.com.br).

 

E como eu já mencionei aqui uma vez: o Dicas Miúdas é uma mãe e além desta “ajudinha” básica no esclarecimento de algumas dúvidas, estamos também com uma parceria com a Leite Materno que irá sortear algumas locações de 15 dias da desmamadeira elétrica Modelo: Pump Style – Marca: Medela, que é a Top de linha deles! Passem no site deles e fiquem por dentro dos equipamentos que eles trabalham e que podem te ajudar e muito durante o período de amamentação. Eles trabalham com venda e aluguel de desmamadeiras.

 

Fiquem ligadinhos e bem atentos, pois a qualquer momento colocarei as promoções “no ar” e elas podem ser feitas pelo blog, na FanPage ou no Instagram, você já está curtindo todos os nossos “cantinhos”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *