Lá vem chegando o verão!

Para comemorar o dia do médico (18/10), segue mais uma homenagem ao pediatra Dr. Fernando Azevedo.

 

Desta vez postarei algumas dicas dele sobre cuidados com o sol…

 

 

“Entramos em Outubro e as praias estão ai a nossa disposição. Aliás, uma coisa interessante nas minhas pesquisas: preferência total da criançada por piscinas. Dá quase 100%. Como no meu tempo só tinham duas piscinas em Recife, uma no Português e outra na Escola de Aprendizes Marinheiros nossa geração usou foi o mar e ainda os rios límpidos e com peixinhos. Era onde aprendíamos a nadar.

 

Nessa época de calor a exposição ao sol deve ser controlada para evitar internações e insolações comuns nas crianças maiores.

 

Nos bebês e crianças pequenas que usam o sol por pouco tempo é dispensável o protetor solar. Deve-se usar o beneficio dos raios solares matinais ou vespertinos justamente para o aproveitamento da vitamina D necessária para ossos fortes.

 

Na meninada maior, vale à pena usar e existem muitas marcas no mercado todas com boa reputação. Seu uso deve ser renovado se a exposição for maior.

 

Não é fácil tirar menino de piscina e praia, mas ofereça  líquidos com mais frequência, hidrate bem e faça uma alimentação mais leve com frutas, massas, saladas.

 

Os sintomas de internação ou insolação são dor de cabeça, vômitos, febre, calafrios afora o desconforto na pele. Nesses casos o tratamento é justamente “resfriar” o corpo, não expondo mais ao sol, usando compressas frias na cabeça, dando banhos e às vezes são necessários remédios contra os vômitos e hidratação venosa se  eles persistirem.

 

Portanto para não voltar do programa mais cedo evite isso, pois desidratação é doença séria, traz um rápido distúrbio metabólico pelo mau funcionamento dos rins e pode ser grave.”

 

Por Fernando Azevedo

 

 

E então anotaram as dicas do médico? Só reforçando:

 

Dica 1) Muito líquido ao longo do dia e alimentação leve e saudável, mesmo não estando exposto diretamente ao sol

 

Dica 2) Sempre que possível utilize chapéu

 

Dica 3) O protetor solar é de extrema importância, mesmo para os que utilizam roupa com proteção solar.

 

Boa diversão a todos, mas cuidado com o sol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *