Rotina na refeição

 

Adoro o programa Socorro! Meu filho come mal, com Gabriela Kapim que passa no GNT e com ela aprendo várias Dicas para fazer com que minhas filhas comam bem. Confesso que algumas são bem difíceis de serem cumpridas, mas outras são fáceis se fizermos delas parte da nossa rotina, vira hábito! Confiram algumas coisas que tento fazer por aqui e na maioria das vezes é um sucesso.

 

6 dicas para ajudar na hora das refeições:

 

1 – Na mesma hora, no melhor lugar : importante estabelecer uma rotina de horário e local para servir o almoço e o jantar. Sempre na mesma hora, em uma mesa apropriada, que pode ser a da cozinha, da sala de jantar ou até a mesinha de brincar. O fundamental é respeitar o ritual das refeições.

 

2 – Sem passatempos animados: televisão, computador, joguinhos eletrônicos…Nenhum deles está convidado a participar das refeições. Os motivos são inúmeros. Interferem negativamente nos processos de mastigação e digestão, assim como na percepção da sociedade.

 

3 – Família unida: almoço e jantar são oportunidades para a família se reunir e conversar. Também é uma chance de educá-los pelo exemplo. O que come, como come e suas expressões ao experimentar um novo alimento são ” filmados” pelas crianças, que repetirão o que você faz.

 

4 – Faça-os participar: é bom e divertido envolver as crianças na rotina da alimentação da casa. Elas podem ajudar a escolher receitas, fazer compras, preparar os pratos, colocar a mesa. Costuma ser uma festa!

 

5 – Prato como atrativo: vale a pena investir para que o prato da criança fique bem atraente. Cores fortes, como as da beterraba e do milho, costumam agradar, e texturas e consistências diversas, da farofa, da sopa ou do purê, enriquecem o repertório.

 

6 – Autonomia: é importante passar responsabilidades para as crianças. Vamos incentivar que elas comam sozinhas e a medida que forem crescendo elas já podem se servir sozinhas, cortar seus alimentos…

 

E por aí alguém tem mais alguma Dica legal para compartilhar conosco??

Faça Seu Comentário