Saudáveis e Saborosas

Com a chegada do inverno a temperatura cai e logo o nosso organismo começa a buscar alimentos mais calóricos e gordurosos. Afinal, o corpo está procurando fugir do frio.

Esse aumento de apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que apresentamos com a comida – buscamos conforto na comida quente.

 

Para não correr o risco de exagerar e ganhar alguns quilinhos extras, uma ótima dica para se alimentar em temperaturas mais baixas é incrementar os pratos com sopas e cremes saudáveis.

 

Além de ser uma excelente opção para quem busca manter o peso, a sopa é uma fonte prática e fácil para alimentar as crianças. Segundo a nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim, “a sopa é uma ótima opção para introduzir legumes na rotina das crianças, principalmente agora que começa a esfriar.  Mas é preciso ter criatividade e atenção na elaboração do prato. A tradicional sopa de legumes, por mais que varie os legumes e verduras sempre fica com a mesma cara e sabor. Então o segredo é não misturar muitos ingredientes, mesclando sempre com uma proteína e alternar o modo de preparo, seja em pedacinhos, creme ou caldo.”

 

Por ser relacionada a um alimento de dieta, a sopa muitas vezes é vista como uma refeição sem graça e extremamente leve, dando pouca saciedade. E para torná-la mais saborosa, muitas mães acabam usando ingredientes errados em busca de algo mais atrativo para a criança tornando um alimento super gorduroso e um vilão para o organismo.

 

Então todo cuidado é pouco! Evite acrescentar carnes gordas, queijos, cremes de leite, temperos prontos e mistura de muitos legumes. Uma sopa balanceada deve conter uma porção de proteína magra e um ou dois legumes. Os carboidratos também podem ser inseridos, porém com moderação, substituindo outros alimentos, como pão e arroz. As folhas e talos, como o brócolis, são excelentes fontes de ferro, fibra, cálcio e magnésio.

 

 

Sopa de Abóbora

Ingredientes:
1 cebola, picada
1 colher(es) de sopa cebolinha, picada
4 xícara(s) de chá abóbora , picada
2 chuchu
1 xícara(s) de chá leite desnatado
2 fatias ricota
sal e pimenta , a gosto

Modo de Preparo:
1. Cozinhe a abóbora e amasse.
2. Cozinhe o chuchu.
3. Refogue a cebola,  acrescente os legumes e depois o leite e a ricota.
Tempere e sirva com cogumelos.

 

Sopa de Baroa com Alho Poró

Ingredientes:
1 alho poró, em rodelas
1 kg batata baroa, picada
1 colher(es) de sopa azeite extra virgem

Modo de Preparo:
1. Refogue o alho-poró do azeite acrescente as batatas.
2. Adicione água o suficiente só para cobrir as batatas.
3. Bata no mix ou leve ai liquidificador.

 

Sopa de Beterraba

Ingredientes:
4 beterraba
2 colher(es) de sopa azeite extra virgem
4 cravo
4 colher(es) de sopa creme de leite light

Modo de Preparo:
1. Cozinhe numa panela de pressão, as beterrabas com casca e os cravos.
2. Após cozidas, retire os cravos e as cascas da beterraba. Bata no liquidificador.
3. Na hora de servir, acrescente o creme de leite e o azeite.

Faça Seu Comentário