Atividades para fazer com as crianças nas férias

crédito: Pixabay

 

O ano está começando, isso significa que toda a energia e tempo gastos na escola deverão agora ser administrados sob quatro paredes, para os que não estarão em colônias de férias. Então prepare-se para muita farra, gritaria e trabalho em dobro, como tirar mancha de canetinha da roupa das crianças, das paredes e recolher brinquedos espalhados pela casa.

 

Para ajudar na tarefa de distrair seus filhos durante as férias de verão, separamos algumas ideias de atividades que podem ser feitas com as crianças e que irão mantê-las distraídas e entretidas por um bom período! Assim, poderá aproveitar o tempo com seus pequenos da melhor forma possível.

 

Fantoches

As crianças devem ser estimuladas a soltar sua imaginação e trabalhar sua criatividade, para isso uma atividade divertida e ao mesmo tempo educativa é fazer um teatrinho de fantoches. Os pequenos devem manufaturar seus próprios personagens, seja alguns mais simples feitos com meia velha, ou uma versão mais elaborada montada com pedaços de feltro. A criação dos personagens é grande parte do entretenimento além do faz-de-conta. Então separe já os materiais: rolos de papel, sacos de pipoca, canetas coloridas, tinta, cola, glitter e lantejoulas. Seja uma mãe prevenida e já aprenda também como tirar mancha de canetinha da roupa, pois certamente irá precisar!

 

Cozinhando

Que tal pegar uma tarde chuvosa e levar seus filhos para a cozinha? Além de induzir o interesse deles em cozinhar, você pode ensinar os cuidados que devem ser tomados dentro deste ambiente. Separe receitas simples e gostosas, como bolos, muffins, pizza e cookies. Utilize forminhas em formatos divertidos e deixe os pequenos confeitarem do jeitinho deles. Só tenha atenção para não deixar os menores de 12 anos usarem o fogão, nem objetos pontiagudos.

 

Noite do pijama

Como criança adora tudo o que é novo, elas certamente irão curtir passar uma noite diferente, em uma barraquinha montada no quintal ou no meio da sala mesmo. Se não possui uma tenda própria, use a criatividade, alguns lençóis e móveis como apoio. Depois é só verificar se as lanternas estão com pilha e contar algumas histórias de fantasia. Se tiver espaço na casa, pode considerar chamar alguns coleguinhas, provavelmente seu filho vai gostar de rever os amigos.

 

Dia ao ar livre

Sabe aqueles dias tão quentes que é impossível ficar dentro de casa? Saia da frente do ventilador e prepare um dia ao ar livre, seja no quintal, na praia ou em algum parque do seu bairro. Monte uma cesta de piquenique para recuperar toda a energia que será gasta com as brincadeiras que planejar: bola, guerra com balões de água, pega-pega, bolha de sabão, parquinho, etc. Só não esqueça de encher várias garrafinhas com água e do protetor solar!

 

Jardinagem

Outra ideia interessante e benéfica para o desenvolvimento e aprendizado dos pequenos é cultivar uma hortinha. Mexer com terra e se sujar é saudável para os pequenos, ajudando a melhorar o seu sistema imunológico. Além disso, você poderá ensinar de onde vêm e como crescem as ervas e vegetais dos quais ele se alimenta e a importância de preservar o ambiente. De quebra, ainda poderá trazer para sua mesa hortaliças mais naturais, sem agrotóxicos.

 

Mãos na massa

Caso disponha de pouco espaço em casa, uma outra forma de distrair os pequenos e deixar que deem asas à imaginação é dar massinha ou argila para eles brincarem. Que criança não gosta de mexer com esses elementos, sentir a consistência maleável, moldar bichinhos e criar objetos? A argila ainda é fresquinha, ideal para os dias mais quentes, e quando secas podem ser coloridas com guache, assim seu filho poderá guardar e se orgulhar da “obra-prima” feita por ele. Separe uma mesinha ou forre um canto com uma toalha ou lençol velho e prepare-se para a bagunça!

Faça Seu Comentário

  1. A noite do pijama é algo a se pensar já que Melissa é doida para que aconteça. Eu amei suas sugestões porque são dicas tão simples, e às vezes, ficamos doidas procurando algo para entreter a criançada e esquecemos de que elas amam o simples.

  2. Sou mega a favor de que criança tem que ser criança, começando pela roupa. Tem que brincar ao ar livre de pega pega, esconde esconde, canetinha, massinha e se sujar faz parte. Isso sim é ter boas histórias de infância para contar.

  3. Adorei o post e as dicas, Regina!
    Atividades interessantes e que as crianças adoram!
    Por aqui massinhas e fantoches faziam muito sucesso. A campeã era noite de pijama!
    Adorei a dica da jardinagem também.
    Bjs, querida

  4. Ótimas dicas de atividades. Eu sempre gostei de levar as minhas filhas para a cozinha. Também fizemos muita jardinagem juntas.
    beijos
    Chris

  5. É bom variar as atividades com as crianças, e as férias nos dão uma ótimo oportunidade para testar várias coisas com nossos filhos, adorei as ideias.