10 atividades para se divertir em família

crédito: Pixabay

 

As férias estão acabando e você ainda quer aproveitar os últimos dias para curtir com a família? Para quem não tem viagens planejadas, mas quer passar tempo de qualidade com os filhotes, saibam que há um mundo de atividades para descobrir e fazerem em conjunto com eles. Afinal, as férias escolares devem ser sinônimo de diversão em família, não é mesmo? Então confiram algumas dicas para tornar este finalzinho de férias inesquecíveis, corre que ainda dá tempo!!!!! E mesmo após as férias dá para fazer estas atividades nos finais de semana também.

 

Confiram a seguir dez atividades divertidas e econômicas para driblar de vez o tédio nestas férias. Há dicas para pequenos exploradores, apaixonados pela natureza, contadores de história, aprendizes de cozinha e até artistas prodígio.

 

1. Descobrindo a sua cidade

Que tal descobrirem juntos novos lugares? Passear na sua cidade pode ser uma grande diversão. Arranjem um mapa e assinalem os locais por onde passam nos seus passeios. Pode ser um monumento ou o parquinho preferido, a casa do melhor amigo ou a sorveteria. E levem a máquina fotográfica! Ser turista na própria cidade é bom para aprender história, geografia e viajar sem sair do lugar. Pode antes conferir o que eles estão estudando na escola e ir abordando estes temas no passeio, d forma descontraída e divertida.

 

2. História infantil a quatro mãos

Criar uma história infantil com os seus filhos é uma forma original de preencher o diário das férias. Os únicos materiais de que vão precisar são folhas brancas e criatividade. Partilhem ideias, decidam os nomes das personagens, desenhem as ilustrações, enfim soltem a imaginação. No final, escrevam também a biografia dos autores. A moral da história? Com dedicação conseguimos construir tudo – até a diversão! Dá para criar histórias sobre passeios e atividades que fizeram nas férias, ou que gostariam de ter feito, para já ficar como sugestão para a próxima oportunidade.

 

crédito: Pixabay

 

3. Repórter mirim

Do que é que as crianças mais gostam? Fazer perguntas! Nada melhor do que libertar a curiosidade nos almoços e encontros de família, entrevistando toda a família. Deixe-os registrar esses momentos em vídeo e fotos, depoise reúna a família para assistir o resultado final.

 

crédito: Pixabay

 

4. Exposição de arte

A meninada adora desenhar, pintar e fazer esculturas de massinha, não é mesmo? Às vezes já nem sabemos onde guardar tanta arte! Em vez de a esconder na gaveta, que tal criar uma exposição em sua casa com os seus artistas? No final das férias, convide a família e os amigos para a inauguração!

 

5. Diário da natureza

Caminhadas ecológicas e explorações no parque fazem manhãs e tardes muito divertidas. Quantas árvores diferentes conseguem ver? Que animais se escondem debaixo das pedras? Anotem descobertas e encham os bolsos de folhas, de texturas divertidas ou pedras de formas diferentes para pintar ou guardar na caixa de tesouros da natureza.

 

crédito: Pixabay

 

6. Plantar em casa

Tem futuros jardineiros em casa? O inverno é a época certa para plantar flores como amor-perfeito, cravina e boca-de-leão! Escolham ou improvisem um vaso e escrevam o nome do jardineiro responsável e a data de plantação. Quem sabe até uma mini horta?

 

7. Encenar um teatrinho para a família

Pode ser uma história infantil, os desenhos animados favoritos, um teatro de fantoches improvisado… Decorar as falas é uma ótima forma de praticar a leitura e a memória. E para completar o cenário, vale lembrar que a imaginação não tem limites: a fantasia do carnaval passado, os sapatos da mãe ou do pai, a bengala do avô, um lençol para pequenos fantasmas ou super-heróis. Convide toda a família para assistir na estreia, pois teatro tem que ter plateia, claro!

 

8. Caça ao tesouro

Com as férias chega também o inverno e, dependendo do clima, a criançada não pode ir para o parquinho. E agora? O playground pode ser em casa mesmo. Organize uma caça ao tesouro, espalhando várias pistas para os pequenos aventureiros e coloque doces, livros, brinquedos em lugares escondidos. Os pequenos exploradores irão adorar!

 

crédito: Pixabay

 

9. Ajudar na cozinha

Às vezes são coisas simples que cultivam a responsabilidade e ainda ajudam a aprender sem precisar pegar nos manuais escolares. Contar quatro ovos para o bolo, lavar a fruta da sobremesa, criar a sua própria pizza, fazer limonada. Envolva os seus filhos em receitas saudáveis. Eles vão querer provar o resultado final!

 

10. Acampar na sala

Qual a criança que não sonha com castelos e fortalezas? Lençóis, cadeiras, almofadas fazem uma tenda improvisada. Prepare a mochila dos seus filhos como se fossem acampar de verdade e não se esqueça de apagar as luzes e tirar as lanternas do armário. Não há acampamento sem elas!

 

São várias as ideias simples que podem tornar as férias e até os finais de semana bem animados, didáticos e cheios de novas histórias para contar quando voltarem na escola. O truque é mesmo libertar a criatividade e deixar a imaginação à solta.

 

Espero que tenham aproveitado a pausa escolar para multiplicar a diversão e curtirem as férias em família! Para mais dicas de atividades, não deixem de conferir o nosso calendário. Bom retorno às aulas!

Faça Seu Comentário