Camapanha de Vacinação

Estou passando por um momento em minha vida, que o que mais prezo é a saúde! Primeiro por estar grávida da minha segunda filha e depois por estar com uma pessoa muito amada doente. Tudo isso nos faz repensar muitas coisas em nossa vida, dar valor a tantas outras. Sempre achamos que estamos imunes a tudo, que as coisas ruins e graves só acontecem com os outros e geralmente os bem distantes, mas infelizmente não é bem assim… Todos nós somos frágeis e estamos vulneráveis a tudo, por isso temos que estar sempre cuidando da saúde e valorizando todos os momentos, até mesmo aqueles bem pequenos, que para muitos não significa nada.

 

E é exatamente por isso que hoje eu venho informar que nesta segunda feira (15/04/13) inicia-se a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até o dia 26/04/13.

 

 

O objetivo da campanha é prevenir os casos mais graves e mortes decorrentes do vírus Influenza, uma das doenças mais comuns do mundo. A vacinação é realizada no início do outono, pois há um aumento significativo de casos no período do inverno. Este ano a vacina é composta por três variações do vírus Influenza, que mais circularam no hemisfério sul nos último ano (A-H1N1, A-H3N2 e B).

 

A grande novidade este ano é a inclusão de mulheres no puerpério, ou seja, grávidas que deram à luz há menos de 45 dias. O objetivo é imunizá-las para que evitem a contaminação de seus filhos. Gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos continuam incluídos nos grupos de risco, e deverão se dirigir a um posto de saúde para receber a vacina.

As crianças que nunca tomaram a vacina para Influenza deverão receber duas doses – a segunda 30 dias após a primeira. As crianças que já foram vacinadas no ano passado precisam de apenas uma dose.

 

Essa vacina pode dar gripe?
Não. O vírus Influenza presente na vacina da gripe é inativado. Se a pessoa ficar gripada alguns dias após ser vacinada, ela provavelmente já estava infectada antes de receber a dose. Outra possibilidade é que ela tenha sido infectada por outro tipo de vírus, que resulta em quadro clínico semelhante.

 

Vacina na gravidez faz mal?
A resposta é não! Tanto que, após o baixo número de gestantes vacinadas na campanha de 2012, o Ministério da Saúde afirmou que entrou em contato com as sociedades de ginecologia e obstetrícia do Brasil para conscientizar os profissionais de saúde da importância da vacina durante a gravidez.

 

Qualquer um pode tomar essa vacina?
Todas as pessoas podem tomar a vacina, exceto aquelas que têm alergia a ovo (o alimento é usado na fabricação da vacina). Estão inclusas na campanha do governo como público alvo da campanha: GESTANTES, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres no período pós-parto e portadores de doenças crônicas devem comparecer ao posto de saúde pra tomar a dose única da vacina contra a gripe e NÃO PAGARÃO NADA POR ELA. As crianças maiores de 2 anos podem e devem tomar também a vacina, mas estas terão que ser pagas em clínicas particulares.

 

Serviços:

Campanha de vacinação contra a gripe (A-H1N1, A-H3N2 e B)

Data: 15/04/13 a 26/04/13

Local: Postos de Vacinação, mas quem quiser pode tomar em laboratórios particulares também.

Valor: Dentro do público alvo (descrito acima) GRATIS, os demais deverão verificar valores nos laboratórios particulares.

Faça Seu Comentário