Ensaio fotográfico: Gestante

Uma gestação dura  9 meses, parece muito, mas num instante passa e depois esquecemos o lado não tão bom: enjôos, dores nas costas, inchaço nas pernas e pés, dificuldade para dormir e o ganho de peso (para algumas) e ficamos com saudades da nossa barriguinha ou barrigona! Das mexidinhas, chutes que recebemos com tanto amor e gostaríamos que o tempo voltasse, mas infelizmente não dá, só se você encomendar outro bebê!

 

Por isso está se tornando cada vez mais comum que as mães tentem “congelar” este momento registrando tudo através de ensaios fotográficos. Sem contar que é um período em que mesmo ganhando peso as mulheres se encontram plenas e irradiam beleza e amor! E foi pensando nisso que eu resolvi compartilhar com vocês alguns registros e dicas que recebi do nosso parceiro Janela Estúdio. Espero que vocês gostem e se encantem tanto quanto eu com o trabalho delas…

 

 

Dicas para ensaio de gestante:

 

Dica 1) Quando fazer: o ideal é que as fotos sejam feitas por volta do sétimo mês, pois é quando a barriga já está grandinha e a mãe ainda não está muito inchada.

 

Dica 2) Aonde: o local é muito importante, tem que ter haver com o espírito da família, pode ser até na casa de vocês, mas não esqueçam de preparar os recantos que serão fotografados! Este é um grande diferencial para personalizar as fotos: utilizar locais ao ar livre, facilitam na beleza das fotos e deixam o clima do ensaio, fazendo com que a naturalidade flua melhor, principalmente em casos de ensaios com a família (marido, filhos…).

 

Dica 3) Hora: O melhor horário é no início da manhã e final da tarde. Quando têm a melhor luz natural, claro que esta dica é para quem vai fazer as fotos ao ar livre. 

 

Dica 4) Quem participa: é um momento bem família, então é legal que os membros pais próximos estejam presentes: o pai do bebê e os outros filhos, se já tiver. Mas ressaltando que o importante é que esteja um clima descontraído e alegre, para que as fotos fiquem legais, por isso se alguém não gosta de fotos, não insista, nem fique triste! Se tiver alguém importante para você que não possa ou não queira estar presente no ensaio, você pode utilizar alguma fotografia…

 

Dica 5) Make: nada de super produção! O ideal é que a maquiagem e o cabelo estejam bem naturais: maquiagem leve e no cabelo no máximo uma escovinha. A beleza destes registros é exatamente a naturalidade do momento.

 

Dica 6) Figurino: para um ensaio duas ou três trocas de roupas já são suficientes e o local pode mudar de acordo com a troca de roupas. Elas devem ser confortáveis e ressaltar a barriga. As roupas tem que combinar com a personalidade de vocês e o ideal é que sejam mais neutras. Evitar acessórios como colares, pulseiras, relógio… Se tiverem várias pessoas é importante que haja harmonia nas cores e estilos das roupas de todos.

 

Dica 7)  Para compor: É sempre legal utilizar acessórios pessoais, como alguma roupinha ou joia da família (aquelas relíquias que passam de mãe para filhos…), algum objeto da decoração do quarto do bebê e alguma peça de roupinha. Para ficar bem personalizado e a cara de vocês! Muitas vezes os detalhes fazem a diferença em uma fotografia.

 

Se você não está podendo contratar um fotógrafo para o ensaio, não fique triste, siga as dicas acima, chame um parente ou amiga que saiba tirar fotos legais e registre tudo, com certeza você conseguirá fazer um álbum legal e o mais importante lembrar deste momento para o resto da vida…

 

E agora vai uma Dica minha: Curta o momento e depois não vale deixar as fotos no computador… Faça um álbum, espalhe em porta retratos pela casa inteira. Eu utilizei na decoração do meu Chá de fraldas/ aniversário e montei estas páginas de Scrap digital, para fazer um álbum. Não me controlo e tenho que “falar” mais, kkkk. Antes deste ensaio eu já tinha improvisado algumas fotos, ficaram  bonitinhas, deu para registrar a gravidez, mas nem se comparam às fotos profissionais, elas conseguem captar uma beleza maior do momento. Sem contar que eles têm equipamentos e experiência que fazem toda a diferença, às vezes um simples ângulo já modifica todo o contexto da fotografia, que nós leigos não percebemos na hora do click, mas com certeza percebemos no resultado final.

 

Se você tem alguma dúvida pode mandar a pergunta, que eu ou as meninas do Janela Estúdio responderemos com o maior prazer e se quiser compartilhar suas fotos conosco, pode mandar por e-mail (regina@dicasmiudas.com.br), pelo face ou no instagram (@dicas_miudas) marque #dicasgestante ou #dicas_miudas.

 

 

Créditos:

 

Fotos: Janela Estúdio (Micaella e Gabriela)

Arte – montagem: Regina Dias

Modelos (kkkkk): família Dicas Miúdas

Confecção do Móbile: Artrelosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dica de uma mamãe de gêmeos. Se forem dois ou mais bebês, faça o ensaio com 6 meses, pois a barriga já será equivalente a de 9 meses. O mesmo para o chá de fraldas. Quarto e bolsas deixe tudo pronto até o sétimo mês. Primeiro, porque há o risco de serem prematuros. Depois, o cansaço não permitirá você fazer e curtir os momentos.