Dia do Índio

Hoje dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio e nós trouxemos algumas atividades bem legais para vocês fazerem com seus “curumins” neste final de semana.

 

Aproveite também para falar sobre os índios e tirar algumas lições para o dia-a-dia de vocês, alguns temas que vocês podem abordar:

1) Os índios se alimentam de muitas frutas, verduras, peixe e por isso são tão fortes e saudáveis.

 

2) Eles dividem as tarefas entre todos os membros da tribo, que tal dividir as tarefas em casa também? Se cada um fizer um pouquinho ninguém ficará tão cansado…

 

3) Os índios cuidam da natureza, pois precisamos dela para sobreviver, vamos cuidar também.

 

E por aí vai… Boa sexta feira e um ótimo dia do índio em família!

 

 

Dica 1) Que tal fazer uma canoa com rolinho de papel higiênico? É super simples e as crianças irão adorar… Basta cortar o rolinho no sentido comprido e ficará um retângulo, aí vocês podem decorá-lo com desenhos e pinturas no estilo indígena e depois prende as duas pontas com um grampeador ou fita adesiva.Para fazer os remos você desenha em outro rolinho, recorta e pinta

Material necessário: dois rolinho de papel higiênico vazio; lápis, tinta ou hidrocor (para decorar) e grampeador ou fita adesiva.

 

 

Dica 2) Brincar de peteca é bem divertido e os curumins brincam muito. Basta você fazer uma bolinha de argila, massa de modelar ou até mesmo de meia ou jornal, depois enrole-a em palha de milho ou TNT, para decorar utilize algumas penas e depois é só brincar.

Material necessário: argila ou massa de modelar ou jornal; palha de milho ou um quadrado de TNT com aproximadamente 30cm/ um pedaço de barbante ou fita e penas para decorar.

 

 

Dica 3) Todos sabem que os índios adoram cantar e tocar instrumentos que são confeccionados por eles mesmos. Que tal fazer um chocalho e improvisar várias danças e músicas, vale até a dança da chuva… Para fazer os chocalhos você só precisará pegar uma garrafinha de refrigerante pequena, decorá-la com cola dimensional ou durex coloridos, coloca arroz ou feijão cru dentro, feche a garrafinha e é só se divertir. Uma outra opção é fazer uma maraca (chocalho com cabo) faz o chocalho e depois prende um pedaço de cabo de vassoura.

Material necessário: 1 garrafa de refrigerante pequena vazia, cola colorida ou fitas para decorar, arroz ou feijão cru e um pedaço de cabo de vassoura (se quiser fazer a maraca).

 

 

Dica 4) Que tal brincar de tribo indígena e  confeccionar vários índios com rolinhos de papel higiênico. Você só precisará pegar os rolinhos e decorá-los com colagens ou desenhos. Ficará mais legal se você fizer índios com alturas diferentes, para isso basta cortar os rolinhos.

Material necessário: rolinho de papel higiênico vazio, lã (para fazer cabelos), papel coloridos, hidrocor e tinta.

 

 

Dica 5) Esta é bem legal, principalmente para as crianças menores que ainda não tem muita coordenação motora. Brincnado de carimbo com as mãos, pinte com tinta a mão da criança de uma cor de pele e os dedos coloridos, depois como um carimbo marque uma folha de papel com a mão e depois que secar faça os detalhes com hidrocor e colagem. Este índio pode ser fixado em um palitinho de churrasco e servir para fazerem um teatrinho ou para fazerem um cartão e mesmo que não queiram fazer mais nada com ele, só fazer já será uma grande diversão.

Faça Seu Comentário