Livros para o Dia das Bruxas

No dia 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas, em vários lugares do mundo, mas aqui no Brasil, além disso, comemoramos também o dia do Saci. E estas comemorações são sempre motivos de debates e discordâncias, pois muitos acreditam que devemos valorizar a nossa cultura e não comemorar o Halloween!

 

Particularmente acho que não há motivos para tantas discusões, o importante é a diversão… Concordo que não devemos valorizar mais a cultura externa do que a nossa, mas repudiar as outras também já é demais. E cá pra nós, é legal que o Saci ganhou um dia para ele, mas já comemoramos, ele e todos os outros personagens do nosso folclore no dia do Folclore, qual o problema de comemorar também um pouco outros personagens?? Vamos deixar de ser bairristas e ampliar nossos horizontes… Em muitos casos, quanto mais melhor! E acredito que este seja um deles.

 

Quem disse que Bruxa é má? Esta é bem boazinha e ainda por cima adora um bom Livro!

 

Mas deixando de lado toda esta conversa, vamos indicar alguns livros que muito bem comemoram este dia, quer seja pelo Dia do Saci ou pelo Halloween.

 

 

1) Bruxa Merreca & Bruxa Zamya - Viajando pelo Brasil

 

Sinopse:

A Bruxa Merreca, a Bruxa Zamya e o Motobruxo vão participar de um congresso de bruxaria que vai acontecer em Brasília. Mas antes, vejam só, os três resolveram dar uma voltinha pelo Brasil e… O que será que e eles vão descobrir? E durante a passagem deles em alguns estados são  apresentados alguns costumes da cultura  e das características do local.
Dica: Muito bom para os pequenos conhecerem, de forma divertida, um pouco do nosso país.

Autora: Léia Cassol, Cláudia Sanchez e Marion Cruz

Ilustradora: Marília Pirillo

Editora: Editora Cassol

 

2) Scooby-Doo! E a Maldição da Múmia

 

Sinopse:

Scooby, Salsicha, Daphne e Fred vão para o Egito fazer uma surpresa para Velma, que está trabalhando na grande esfinge de Giza. Mas eles são surpreendidos …E com certeza terá muita aventura, monstros e mistérios para desvendar.

 

De: Hanna-Barbera

Editora: Fundamento

 

3) Maluquinho Assombrado

 

Sinopse:

Toda criança tem medo, mas adora escutar um caso assustador, misterioso, e de sentir aquele friozinho na barriga quando o relato acaba. Pois com a Turma do Maluquinho não é diferente: no livro Maluquinho assombrado, Ziraldo apresenta treze histórias em quadrinhos que colocam essa garotada famosa em meio a situações de arrepiar. Inspirado na cultura popular, o autor põe a turma para contracenar com personagens folclóricos, como o lobisomem e a mula sem cabeça, e até com uma famosa lenda urbana – a da loura do banheiro. “As histórias de assombração têm tudo a ver com a tradição e a cultura de nossos avós, e com os causos que eles nos contavam”, lembra Ziraldo.

 

Dica: Este é ótimo para os que adoram o folclore e para os que não gostam do Halloween, kkk, afinal só aborda temas da nossa cultura.

 

Autor e ilustrador: Ziraldo Alves Pinto

Editora: Globo

 

Boa Leitura e bons sustos!

Faça Seu Comentário

  1. Dá pra levar crianças de 1 ano e 2 meses que ainda não andam e nem falam? Você acha que elas aproveitam algo ou é melhor deixar crescer mais? Grata.

      • Oi Letícia,

        Com certeza dá para você levar, mas vá consciênte de que ele pode querer sair a qualquer momento. Não adianta forçar, mas leve e vá respeitando o tempo dele… E não desista caso ele não queira ficar na primeira vez, leve outras vezes e tenho certeza de que irão gostar.

        Quanto ao local, nunca fui à contação de estória da Zepelim, mas acredito que seja no mesmo estilo. Experimente e vá conhecer as duas.
        Beijos