Passeando pela nossa cultura: folclore

O Folclore já passou, foi comemorado no dia 22 de agosto, mas como minha pequena adora esta data, aqui em casa “vivemos” o folclore praticamente o ano inteiro, kkk. Então resolvi compartilhar um pouco desta nossa paixão cultural com vocês…

 

 

O folclore representa a tradição e usos populares, em outras palavras os costumese tradições transmitidos de geração em geração. E nada é mais divertido do que poder passar para os nossos pequenos detalhes da nossa cultura, que é tão rica e encantadora.

 

Quem nunca ouviu falar sobre o Saci Pererê, o Boto cor de rosa, o Curupira, a Mula sem cabeça… São tantas as lendas e os personagens, que daria assunto para o ano inteiro. Mas após uma rápida reflexão, resolvi que melhor do que ficar aqui, falando sobre cada um, seria mais legal dar algumas dicas direcionando vocês neste mundo encantado.

 

Dica de Filmes e Músicas:

 

Há vários, mas aqui em casa tenho dois que são muito legais e vale apena conferir:

 

1)    Lendas Brasileiras – Som Livre

 

 

Pense nas histórias que você já ouviu sobre o folclore brasileiro, como o Saci-Pererê e o Boto cor de rosa. Lembre-se então de grandes cantores, como Ana Carolina, Zé Ramalho, Alceu Valença, Toquinho, entre outros. Agora, transforme tudo isso em música. O resultado dessa mistura está no CD e no DVD Lendas Brasileiras.

 

Não deve ser fácil encontrar o CD Série Bis: Lendas Brasileiras – CD + DVD, pois foi lançado em 2007, pela EMI e Som Livre. Mas para o que conseguirem, irão poder se encantar com este repertório, interpretado por grandes nomes da nossa MPB, como: Frejat, Leila Pinheiro, Tony Garrido, Milton Nascimento, Toquinho, Ana Carolina, Lenine, Alceu Valença, Jorge Vercilo e muitos outros.

 

E todas estas músicas se juntam em uma história contada por bonecos. São dois irmãos que entram na floresta atrás do seu cachorrinho “Lorota”. Eles, terminam se perdendo e têm que passar a noite na floresta, descobrindo tudo sobre as lendas brasileiras. O ponto alto, fica sem dúvida a cargo da parte musical… Vale a pena conferir!

 

2) Outro filme muito bom, é o “Sítio do Pica Pau Amarelo: Saci”. Além de mostrar os personagens clássicos do Sítio, como Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde, Rabicó, Tia Anastácia, Vovó Benta, Tio Barnabé e a Cuca… Poderemos conferir uma grande aventura de Pedrinho e do Saci, na noite da Floresta. Eles se encontrarão e aprenderão um pouco sobre vários personagens do folclore. Muito bom para toda a família!

 

 

Preparem a pipoca, junte a família em frente à TV e Bons Filmes!!

 

 

Dica de Livros:

 

São muitos, que vão dos mais simples aos mais sofisticados, tendo os que vêm até com CD narrando as histórias. Mas vou me restringir a falar apenas de uma coleção, muito boa… composta por 12 livros. “Turma da Mônica e as Lendas Brasileiras”, é uma coleção de livros fininhos, super bem ilustrada e traz as lendas do Boitatá, Boto Rosa, Lobisomem, Iara, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Vitória-Régia, Uirapuru, Cabra Cabriol, Cobra Honorato, Saci e Curupira. Mauricio de Souza conta as lendas em uma linguagem típica da Turma da Mônica que hipnotiza as crianças. Publicada pela Editora Girassol. Temos quase toda a coleção, é realmente muito boa… Super recomendo.

 

Boa Leitura!

Faça Seu Comentário