Cangaço da Mariana

A Festa que trouxe hoje na nossa #SegundaTemFesta qualquer pessoa que visse diria que ela aconteceu aqui em Recife, ou então no Nordeste, mas parece que os outros dão mais valor à nossa cultura do que nós, não é?! Muitos também pensarão que foi uma festa junina, mas não foi nada disso… A festa aconteceu em Curitiba, para comemorar o aniversário de 2 aninhos da pequena Mariana.

 

Antes de falar da festa vou falar explicar um pouco como surgiu a ideia desta festa: Andréa é Curitibana e casou-se com um Paulista, e moram em São Paulo há cinco anos. A paixão deles pelo Nordeste é tanta que todas as férias da família tem que ter viagem para algum lugar do Nordeste, isso há 10 anos!!!!! Quando Mariana nasceu foi uma festa e seu primeiro aniversário foi comemorado com o tema “O que é que a Mariana tem?!” no clima bem baiano. Agora com 2 aninhos a festa veio homenagear Pernambuco com sua rica cultura do cangaço, utilizando muitos elementos do cordel e do nosso artesanato e é claro que os convidados se encantam. Afinal a comemoração e o cuidado com todos os detalhes não se restringiu apenas a decoração, super caprichada, não! Para animar a festa teve banda de forró, as comidinhas bem nordestinas, com direito até a bolo de rolo! Com certeza uma festa para ficar guardada na memória da família e de todos os convidados!!!

 

Agora que já expliquei, vamos nos encantar e inspirar com a riqueza dos detalhes desta linda festa???

 

 

A entrada da festa já fala por si só, e que super produção!!!!!!! Já conquista os convidados de primeira!!!!! Além de ser um ótimo cenário para fotos!!! Não é?! E o legal deste cenário é que muita coisa foi feita pela própria família, o que torna tudo muito mais especial e significativo.

 

 

Estou sem comentários para o acervo de peças que eles têm… Com tanta “relíquia” não tinha como não ficar bom… Mas é claro que o bom gosto e a sensibilidade para montar vários recantos deu o charme extra!

 

Um destaque vai para a maleta de madeira, bem no estilo mascate, que acomodou lindamente as lembrancinhas que seriam entregues às crianças. Bem no clima da festa a mamãe Andréa encomendou a cordelista Mariane Bigio, alguns livrinhos de cordel e também cordéis para colorir. E pelo fato da festa ser em São Paulo a sensação pelo diferente é claro que foi total!

 

 

Não podemos falar do nordeste, sem abordar a sua rica culinária e riquezas naturais e é claro que ela não esqueceu nada. Montou um bar de frutas regionais”: com vários sucos, mas até o refrigerante também foi oferecido de forma simples, mas charmosa.  E nas mesas dos convidados tinha também um “cardápio” das delícias oferecidas na festa!

 

A área dos convidados ficou bem alegre, com bandeirolas, toalhas coloridas e alguns detalhes de chita, como foi o caso das passadeiras e dois painéis limitando a área da mesa do bolo.

 

 

As comidinhas ficaram espalhadas em vários recantos, cada um mais charmoso do que o outro! Que mesclavam algumas peças modernas, como estes pratos de bolo com pé nas cores vermelho e amarelo, com peças bem rústicas e típicas.

 

Quando falo que o detalhe faz a diferença, não estou exagerando. Olha quanta coisa mais linda… Cheia de amor!!!! Até os banheiros dos convidados receberam decoração especial, mas super simples como estas garrafinhas enroladas com corda, fazendo às vezes de vaso para as flores!

 

 

Tinha muitas delícias como cocada mole, bolo de pote, bolo de rolo, brigadeiro de paçoca, mas ela pensou também nas nossas frutas e em opções mais saudáveis para as crianças! Então colocou frutas ao natural, espetinhos de frutas…

 

 

E os personalizados, fugiram das tradicionais papelarias, para ganharem fitas, chapéu de palha, detalhes com Chita, tudo bem regional!!! e sempre remetendo à nossa cultura pernambucana, nordestina!

 

 

Para tudo!!!!! O que é este carro de boi, ou melhor, esta mesa de bolo????? Feita pelo vovô!!!!! Os balões em forma de cactos  e o painel desenhado pelo nosso ilustrador super talentoso Emerson Pontes?? Fica até difícil dizer o que mais gostei…

O bolo em homenagem a Maria Bonita (Que estava representada na festa pela linda Mariana).

 

 

E quando eu digo que a festa era carinho e detalhe por todos os lados não estou exagerando, olha que ideia fofa e super criativa esta cortina de garrafinhas com flores…

 

Abaixo o convite que já foi em forma de cordel, para todos já irem entrando no clima e as lembrancinhas todas customizadas pela mamãe! Também quero!!!!!!!! Muito lindas!!!!

 

 

Foram muito mais fotos do que o de costume, porque realmente não consegui excluir mais nenhuma… E então gostaram??? Perfeita, não foi?! Obrigada Andréa por compartilhar conosco a sua festa e depois de tanto encantamento, só me resta desejar muita saúde e felicidades para a sua família e que você continue propagando de forma tão bela a nossa cultura!!!!!!

 

E você também tem uma linda festa que pode inspirar outras famílias??? Pode ser sua festa um trabalho que você tenha feito como decorador, fotógrafo… Então manda as fotos para regina@dicasmiuidas.com.br, quem sabe ela também não vem nos encantar numa #SegundaTemFesta?!

 

Créditos

Festa: Aniversário de  Mariana – 2 anos

Tema: Cangaço

Local: Salão de Eventos da Associação Rotária de Curitiba – Boqueirão – PR

Produção, decoração, alimentação e equipe: Comemore Sempre – Festas e Eventos – PR
Balões: Franciele Lima Decorações – PR
Bolo e Biscuits: Viviana Artesanato – PR
Cenário entrada e mesa carroça : Major Binder - PR
Convites, livros de cordel para colorir e Cordeis personalizados: Mariane Bigio – PE
Caricatura mariana e arte do painel: Emerson Pontes – PE
Boneca da Maria Bonita: Ilma Brescia 
Casal de bonecos: Estela Siqueira

Bonecos para persoanlização das bolsas: Cooperativa de Mulheres de Gravatá
Mini peças de decoração: artesãs do mercado de Teresina – PI
Panelas, quadros, objetos de cozinha, tecidos, etc: Acervo da Familia Binder e Acervo Comemore – PR
Fotos: Della Foto - PR

Faça Seu Comentário

  1. Nossa! Parabéns pela criatividade e pela valorização da cultura regional. Dá para ver o carinho que eles fizeram a festa a partir do cuidado em cada detalhe. Encantadora!