Uma hitória sem pé nem cabeça

Que tal uma leitura diferente? Este livro inicialmente chamou a minha atenção só pelo fato de ter sido escrito e ilustrado por duas pessoas que fazem um lindo trabalho, Luciano Pontes (que é escritor, ator (da Cia Meias Palavras) e palhaço do programa Doutores da Alegria, preciso dizer mais alguma coisa?) e André Neves (ilustrador e escritor premiado, suas histórias me tocam profundamente e o mais importante nos levam a reflexões e seus desenhos possuem um traço e personalidade que já é referência marcante aqui em casa)! Mas é claro que isto não é bastante para que o livro seja bom!

 

Uma história sem pé nem cabeça é um livro leve e divertido, que faz com que possamos colocar as crianças para refletirem sobre o ato de escrever… “Para que serve uma história?” para muitas coisas… É uma forma de tornar o ato de escrever simples e acessível para todos, afinal você não precisa escrever dentro de nenhum “molde preestabelecido” você pode escrever simplesmente “uma história sem pé nem cabeça” e ela ser muito boa! E quando a ilustração casa perfeitamente, e texto e imagem se completam, se confundem? A sintonia é tanta que parece que foi feito tudo junto e misturado, sem pé nem cabeça, mas com muito coração e sentido. Muito bom!!!!

 

Não vou falar mais nada, quero que vocês leiam, se encantem e espalhem leitura pelo mundo!!!!  Mas como não consigo ficar quieta vou terminar com um trechinho do livro:

 

“Existe história para tudo no mundo. Há as histórias celestiais, siderais e terrenas. Histórias que saem da cabeça, do pé, da boca e do coração.”

 

 

Sinopse:

Uma história sem pé nem cabeça não tem nada de ‘sem pé nem cabeça’. É uma narrativa muito clara, lúdica, poética, sobre a arte de escrever uma história. Rompe com os paradigmas que estabelecem que uma história deve ter começo, meio e fim; que deve começar com ‘Era uma vez’; que deve ter uma função específica. As histórias simplesmente existem e servem pra encantar, acalentar, ensinar e, sobretudo, pra ‘levar e elevar o leitor’, nas palavras do autor. O texto é enriquecido pela ilustração, que o complementa com perfeição. Luciano Pontes (que mora em Pernambuco) e André Neves (que mora em Porto Alegre) são grandes amigos. Apesar da distância, os dois fizeram juntos este livro, que reflete a sintonia e afinidade entre eles. Quem sai ganhando é o leitor, sendo premiado com um texto inteligente e uma ilustração criativa.

 

Ficha Técnica:

 

Livro: Uma hitória sem pé nem cabeça

Autor: Luciano Pontes

Ilustração: André Neves

Editora: Paulinas

Indicado: para crianças a partir de 6 anos

Faça Seu Comentário