Museu da Cidade do Recife – Programação Gratuita!

Acabei de descobrir e não pude deixar de compartilhar com vocês…

 

 

O Museu da Cidade do Recife preparou uma programação especial para este sábado (16/03/13). Quem for ao espaço, que funciona no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, poderá visitar duas exposições.:

1) Para Recife – Década de 40, foram reunidas fotos da cidade, poesias, mapas e informações turísticas da época, e

2) a mostra Imagens do Recife – Pontes, que exibe 30 fotografias do acervo do Museu, datadas do início do século 20 até os anos 1980.

 

Quem optar por levar as crianças poderá aproveitar a companhia de um guia especial, às 10:00h e às 15:00h. Caracterizado como o militar português Barreto de Menezes, que recebeu a missão de ser o guardião do Recife, em 1654, o ator Douglas Duan levará os visitantes para conhecer o Forte e, através de brincadeiras, contará um pouco da história da formação do Recife, da invasão holandesa, da retomada dos portugueses e da Batalha dos Guararapes.

 

Às 16:00h, o público poderá assistir ainda ao documentário Doce Brasil Holandês, de Monica Schmiedt. O filme é uma coprodução entre Brasil e Holanda, produzido em 2010, e narra as raízes e as contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa em Pernambuco, no século XVII. Através de entrevistas com pesquisadores e conversas com pessoas comuns, tentam explicar o período de 24 anos em que os invasores estiveram por aqui (de 1630 a 1654) e a saudade que os recifenses dizem sentir da época.

 

Segundo Betânia Correa de Araújo, coordenadora do Museu da Cidade do Recife, a proposta de promover programações especiais aos sábados é estimular as pessoas a visitar o espaço. “Queremos que as famílias venham, tragam seus filhos, que frequentem o Museu. Tanto as pessoas que moram na cidade como os que vem de fora também”, explicou.

 

Educativo – Como parte das atividades de comemoração do aniversário do Recife o Museu da Cidade promove, até o dia 20 de abril, um programa educativo com o tema “Aqui se aprende a amar a cidade”. Através de uma visita teatralizada às dependências do Museu, crianças e adolescentes aprendem sobre os símbolos do Recife, como o hino e a bandeira, e conhecem não só as exposições, que contam a história do município, mas o próprio Forte das Cinco Pontas, que teve papel fundamental na formação e proteção da cidade. As escolas interessadas em participar do Programa Educativo do Museu da Cidade, em homenagem aos 476 anos do Recife, devem agendar uma visita gratuita ligando para o número 81. 3355-9543. O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, no Barro de São José, e funciona de terça-feira a sábado, das 9:00h às 17:00h.

 

Serviços:

Local: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas)

Data: 16/03/13

Horário: 10:00h às 15:00h - Visita Guiada para as crianças e às 16:00h – Exibição do documentário Doce Brasil Holandês

Informações: 81. 3355-9543

Faça Seu Comentário