Brincando na praia

A praia nesta época do ano vira a segunda casa de muita gente… E o ideal é entreter as crianças o máximo possível, para que elas “esqueçam” um pouco das tecnologias que os rodeiam na cidade. E para isso o Dicas Miúdas trouxe 10 ideias de brincadeiras para toda a família se divertir muito na praia:

 

 

1) Castelinho de areia: construí-lo é ótimo para desenvolver a coordenação motora dos pequenos e estimular a criatividade deles! Vocês podem montá-lo com baldinhos cheios de areia úmida ou com gotinhas de areia molhada, tente esculpir um bem alto!

 

2) Construir piscinas salgadas: depois de cavar bastante, o primeiro sinal de água é uma areia mais pastosa. Em seguida, basta cavar mais um pouquinho para encontrar água transbordando bem embaixo da areia! Os pequenos vão amar a descoberta!

 

3) Forca: todo mundo sabe brincar de forca, não é mesmo? Então, que tal usar a areia da praia como papel e galhos e palitinhos como caneta?

 

4) Personagens na areia: esta é uma das brincadeiras mais criativas – e simples – para ensinar aos pequenos! Fale para as crianças deitarem na areia e desenhe seus contornos com um palitinho de sorvete ou galho de árvore, depois, todos podem inventar caretas engraçadas e rostos criativos para cada um dos contornos!

 

5) Caça ao tesouro: um dos pequenos será encarregado de fazer vários montinhos de areia de tamanhos semelhantes, depois, escolher algum brinquedo ou objeto e escondê-lo dentro de um dos montinhos sem que as outras crianças vejam. O restante da brincadeira fica fácil de adivinhar, não é mesmo? A primeira criança que encontrar o tesouro escondido vence o jogo!

 

6) Futebol: esse é o esporte mais comum para praticar na praia! Na hora de jogar, basta improvisar um gol usando os próprios chinelos! Simples, não é mesmo? Lembrando que temos que ter cuidado para a bola não bater nas outras pessoas.

 

7) Montar cidades: Montar uma pista de corrida ou uma rua, com direito a túnel, rios, casas e edifícios, será bem divertido. Você ainda pode decorá-la com ‘achados’ da praia (sargaço, conchas…)

 

8) Pipa: Na praia é um ótimo local para soltar pipa, aproveite a ausências de cabeamento elétrico e a abundância de vento.

 

9) Exploradores: Que tal explorarem este novo habitat e saírem em busca de seus elementos característicos? Vocês podem estabelecer uma área de busca e nela buscarem tudo o que chamar a atenção de vocês, podem ser: conchas, sargaço, ‘canetinhas’ do mar, vegetação de mangue ou marinha e até mesmo lixo deixado pelos banhistas. E depois vocês podem estudar e ‘debater’ sobre o que encontraram. Explicando o que é cada coisa, se é natural daquele habitat ou se foi levado e deixado por lá… Alguns deste ‘achados’ podem ser levados para casa, para continuar a brincadeira ou se transformar em novas brincadeiras.

 

10)  Frisbee: São os famosos discos (estilo bumerangue) que você joga e ele volta para você. Ressaltando que ele deve ser jogado apenas em locais com bastante área vazia, para não bater em ninguém.

 

 

Dica 1) É importante lembrar que a praia é de todos, então temos que saber respeitar os outros, não é nada agradável estar lá descansando e os seus “vizinhos” jogando areia ou brinquedos em você… Temos que ensinar desde cedo aos nossos filhos o respeito ao próximo e saber aonde termina o nosso espaço e começa o do outro.

 

Dica 2) Leve sempre água limpa para o caso de algum corte (em conchas por exemplo) e de irritação nos olhos.

 

Dica 3) Cuidado com o sol, muitas vezes nos divertindo, perdemos a noção do tempo e esquecemos de repor o protetor solar ou de ficar atento se as crianças estão com chapéu e se hidratando.

 

Boa Diversão!

Faça Seu Comentário