Diversão com aprendizado: Higiene Bucal

Como eu havia falado, o assunto Higiene Bucal é bem amplo…

Só fazendo uma complementação ao post anterior, quem quiser que seus pequenos aprendam enquanto se divertem, aqui vão algumas dicas:

 

Filmes:

Existem alguns desenhos que ensinam como escovar os dentinhos e explicam porque é necessário. Além de educativos são bem divertidos, aqui em casa fazem o maior sucesso, dentre eles, os preferidos são: Sid, o Cientista – Que saúde e Doki descobre. Nestes dois DVDs vocês poderão encontrar muitas dicas de saúde e cuidados com a higiene, apresentados de forma bem educativa e descontraida.

 

 

Músicas: Xuxa Só para Baixinhos – 8: Escove Os Dentes

 

 

Livros:

 

1)  Balas, Bombons e Caramelos:

Esta é a história de Pipo, um hipopótamo sempre bem humorado, muito carismático e querido por todos. Pipo vivia à beira do rio Nilo, imaginem que não existia um bicho sequer que não desse uma paradinha para conversar e dar boas risadas com este gracioso hipopótamo! Tudo ia muito bem … até que um dia…

 

O nosso amigo acordou com um mal humor! o que teria acontecido? Até o Dr. Camelo apareceu para desvendar esse mistério.

 

Vou dar uma dica: O que é o que é ? É gostoso, delicioso, mas pode acabar com o sorriso ? Adivinharam ?

 

Leiam esse livro de Ana Maria Machado que vocês vão descobrir mais que surpresas, divertido, e muito bem ilustrado por Elisabeth Teixeira. O livro dá uma noção geográfica legal , porque a história se passa no continente Africano e é uma ótima dica para os filhotes que não são  muito fãs de escovar os dentes.

Boa leitura !

 

2) Manuela Banguela

Amanda Castanheira é psicopedagoga e resolveu escrever um livro infantil após observar que as crianças não andam ligando muito para a escovação dos dentes. Assim, ela criou a personagem Manuela que, ao longo do livro “Manuela Banguela”, desfaz a ideia de que os doces são os grandes vilões das cáries.

 

Na história, a fada dos dentes faz uma visita surpresa à menina Manuela e, juntas, elas vão tentar desvendar “o mistério do dente que caiu”, se foi por causa da péssima escovação da menina, devido aos doces que comia ou um pouco de cada coisa.
O livro incentiva as crianças a prestarem mais atenção na hora de escovar os dentes e faz isso de uma forma lúdica, divertida e certamente mais eficiente do que apenas contar aos pequenos a importância da higiene bucal.

 

 

Brinquedos:

Existem alguns brinquedos que ajudam também nesta missão da higiene bucal. Em lojas de brinquedos podemos encontrar: bonecas que escovam os dentes e dentistas, jacaré dentista (um brinquedo onde você abre a boca do jacaré e os dentes são de encaixe), kit massinha dentista, dentre outros, vale a pena conferir…

 

E você ainda pode criar com os pequenos um teatrinho sobre este tema, desenhando os personagens e colando-os em palitinhos ou fazer dedoches de papel, com os personagens da estorinha. E ainda pode criar um jogo de damas dos dentes contra as cáries (junte tampinhas de refrigerante e cole figurinhas (iguais) de dentes em uma parte e na outra metade coloque figuras de cárie ou escova de dentes, será a disputa entre os personagens)

Outra brincadeira que você pode fazer é imprimir desenhos para colorir e algumas atividades, tudo relacionado ao tema “Higiene Bucal”, estas irão variar de acordo com a idade do pequeno).

 

Tenho certeza de que terão bons momentos de diversão.

 

Enfim, vocês podem perceber que estímulo não faltará para o seu pequeno querer escovar os dentes… Mãos à obra e boas Escovações!!

Faça Seu Comentário