O Segredo da Arca de Trancoso


O segredo da arca de Trancoso faz sua estreia da temporada em Recife neste fim de semana no teatro Barreto Junior

A Cênicas Cia de Repertório estreia a primeira temporada do espetáculo O Segredo da Arca de Trancoso, neste sábado 13 de abril até 26 de maio  de 2019, sábados e domingos às 16:30h no Teatro Barreto Júnior. É o novo espetáculo para infância e juventude da Cia e tem texto do pernambucano Luiz Felipe Botelho e direção de Antônio Rodrigues. No elenco estão: Sônia Carvalho, Junnior Albuquerque, Manu Costa, Barbara Brendel, Carol Rodrigues, Roberto Sterenberg, Fabi Santos, Antônio Rodrigues, Igor Andrade e Marcos Zé.

 

A peça apresenta uma trama repleta de fantasia e reviravoltas e conta a história de um Menino que recebe uma tarefa muito perigosa das mãos da feiticeira K’Temeré, ele tem a missão de entregar uma arca, espécie de antigo baú, ao seu dono no final de sua jornada. A única condição é que o Menino não abra a arca em nenhuma hipótese. O Menino fica encarregado de levá-la até seu dono, que ele não sabe quem é, em um lugar distante, que ele não sabe chegar. Numa sucessão de surpresas pelo caminho, cruza com alguns personagens inusitados que vão transformando a sua história interferindo diretamente na conclusão da sua missão de entregar a arca.

Ele encontra pessoas simples com boas ou más intenções, animais falantes e criaturas fantásticas que surgem no seu caminho tentando tomar posse da arca. Ao ser aberta, revela em seu interior um conteúdo diferente para cada pessoa. A uns, premia; a outros, castiga. O que demonstra ser aquele estranho objeto muito mais poderoso do que se pode imaginar.

Sobre Trancoso e suas histórias
“Histórias de Trancoso” é uma expressão que se refere ao autor português Gonçalo Fernandes Trancoso, após publicar o livro “Contos e Histórias de Exemplo”, em Portugal no século XVI. Ele trouxe para o Brasil um estilo próprio de narrativa que inclui personagens fantásticos, animais falantes, mistérios e reviravoltas, numa dinâmica que se aproxima muito da contação oral. Podemos perceber que as histórias que se apoiam nessa tradição oral não têm simplesmente a função de divertir e distrair as crianças, mas tem também a dimensão pedagógica e psicológica de esclarecer e integrar os sentimentos, e de elaborar conscientemente os sonhos e as fantasias infantis.

 

As crianças hoje começam desde cedo, mesmo que inconscientemente, um processo de autonomia perante o mundo que está em sua volta. A jornada do Menino/Rapaz é uma viagem fantástica por essa construção da autonomia, um ritual de transição entre o menino criança e o rapaz adulto.

 

As regiões brasileiras contam com imenso acervo de lendas, costumes, causos, folclores, histórias populares, de Trancoso. Essa tradição é repassada pelas gerações que cresceram ouvindo esses mitos. Difundidos e recontados no boca a boca das conversas noturnas após o café e antes do sono. Não tardou, e a expressão “História de Trancoso” passou a designar quaisquer contos nos quais se transcendiam os limites do possível, envolvendo personagens sobrenaturais e situações em que a fantasia se mistura com a realidade.

 

Serviço:

Espetáculo: O SEGREDO DA ARCA DE TRANCOSO

Data: Sábados e Domingos às 16h30 – De 13 de abril à 26 de maio de 2019.

Local:  Teatro Barreto Júnior (Rua Estudante Jeremias Bastos S/N – Bairro do Pina – Recife – PE)

Valor:  R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia entrada – Crianças a partir de 02 anos, estudantes, professores e boa idade  mediante apresentação de carteira). Vendas uma hora antes nos dias de apresentação na bilheteria do Teatro Barreto Júnior ou vendas antecipadas pela plataforma Sympla no link

Informações: 081. 3302-5914 / 99609-3838

Faça Seu Comentário