10 DICAS DE NUTRIÇÃO E HIDRATAÇÃO

 

Confiram as dicas que recebemos do pessoal da Tennis Kids… Dicas legais para todas as crianças, principalmente as que praticam atividades físicas. Eles citam as aulas de tênis, mas as Dicas são válidas para todas as atividades físicas, mesmo que seja andar de bicicleta por um período maior. E mesmo os que não praticam esportes tem que seguir algumas destas dicas, mas lembramos que atividade física é importante para todas as idades!

 

A nutricionista esportiva Roberta Costi (UPE), preparou 10 dicas de nutrição e hidratação para a galerinha da Tennis Kids e eles gentilmente estão compartilhando com toda a galerinha do Dicas Miúdas.

 

1 – Mais Energia: Cereais, pães, frutas e sucos são carboidratos e uma excelente fonte de energia;

 

2 – Lanches saudáveis entre as refeições: Desta maneira garantimos mais energia para os treinos. Sugestões de lanches: suco de fruta + 1 sanduíche de queijo ou presunto OU 1 fruta + 1 iogurte OU 1 copo de achocolatado + biscoito integral OU 1 copo de vitamina de fruta + 1 fatia de bolo caseiro;

 

3 – Varie a dieta: não repita todos os dias os mesmos alimentos, essa é a primeira LEI DA NUTRIÇÃO;

 

4 – Músculos em dia: alimentos como Leite, ovos, carnes, feijões e soja, são fontes de proteínas e não podem faltar na sua dieta;

 

5 – NÃO USE REFRIGERANTES: fazem mal a saúde, não alimentam, são produtos ANTI NUTRICIONAIS por inibir absorção de importantes minerais;

 

6 – Opa!!! PASSE LONGE DE PRODUTOS RICOS EM GORDURA HIDROGENADA: pipoca de micro-ondas, biscoito recheado, “fast food”, salgadinhos em geral, sorvetes cremosos, “nuggets”, eles aumentam o mal colesterol (LDL) e diminuem nosso HDL, chamado de bom colesterol;

 

7 – Antes de bater na bolinha: se o treino for até 1 hora após o almoço, não precisa lanchar antes, o almoço já fornece energia suficiente para um bom desempenho. Se o treino for 2 ou mais horas após o almoço, faça um lanche leve antes do treino. Até 1 hora antes use um dos exemplos acima. Se só tiver 15 ou 30 minutos antes, use só 1 suco com açúcar ou 1 achocolatado ou 1 iogurte;

 

8 – Depois de praticar o tênis com o pessoal da Tennis kids: se demora até chegar em casa, use um dos lanches citados no item 2 e depois faça seu jantar. Se chegar logo em casa, faça só o jantar. Só não pode passar mais de 1 hora sem comer após seu treino;

 

9 – Durante a aula: até 1 hora de aula, use só água. Se passar mais de 1 hora, use “bebida esportiva”;

 

10 – Como se hidratar: se usar só água, a cada hora o pequeno deve beber 500ml. Beba aos goles, 250ml a cada 30 minutos. Deixe sua “garrafa” por perto. Se usar bebida esportiva faça o mesmo cálculo: 500ml da bebida A CADA HORA de treino, sempre devagar, aos goles!!!

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