Está em cartaz no Teatro Joaquim Cardoso o musical infantil Chuva Chuvarada! O texto abaixo é da divulgação do espetáculo, estou de “molho” por causa da chegada da minha bebê, mas minha pequena foi com o pai e adorou, chegou em casa toda empolgada me contando cada detalhe…
O tempo inteiro a gente ouve falar de dramático como sinônimo de teatral, vale lembrar que drama é uma palavra que originalmente significa movimento. O teatro tem que ter ação e mudança, não no sentido de correria de entrada e saída de atores, troca de roupas. Em Chuva Chuvarada, a mudança vai muito mais além, há uma mudança maior: a relação entre quem manda e quem obedece, trazendo reflexões a respeito, e culminando numa verdadeira revolução dos oprimidos contra seus opressores.
Empregada que se cansa da labuta e vira princesa, patrão que manda todos tomar banho e acaba levando um banho de todos e nessa confusão toda aparece uma galinha que é hipocondríaca, nuvem que é chorona e quer chover o tempo inteiro, ovo gigante que vira príncipe, Sol que é metido a cantor e sereia que não canta porquê é desafinada.
As músicas executadas com instrumentos alternativos, feitos a partir de sucatas e materiais reciclados são ambientadas em canções do folclore brasileiro, como Peixe vivo; Skindo lêlê; Meu limão, meu limoeiro; Ciranda cirandinha; Atirei o pau no gato; etc., as quais dão ao espetáculo um sabor de uma grande brincadeira cênica, onde os atores passam a ser mediadores entre a brincadeira cênica e as a parir de objetos e coisas como chuveiro, guarda chuvas, que viram personagens no espetáculo. A concepção do espetáculo é baseada no Cavalo Marinho, o que torna os atores brincantes no exercício de fazer teatro.
O Cavalo Marinho é um teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco, conduzido por música, poesia e dança e possui cerca de 73 personagens. O que faz do Cavalo Marinho uma das tradições mais peculiares é o fato de ter esse formato como teatro, diferente das outras tradições do Brasil. Embora a música e dança sejam elementos imprescindíveis, o funcionamento da brincadeira como um todo está voltado para o teatro. Uma apresentação de Cavalo Marinho pode durar horas e é passada de pai para filho, como se fosse uma herança.
Ficha Técnica:
Espetáculo: Chuva Chuvarada
Diretores: Miro Ribeiro e Kedma Macêdo
Atores: Kedma Macêdo, Hyrlis Leuthier, Elaine Maria, Tomaz Carvalho, Miro Ribeiro.
FIQUEM LIGADOS, POIS ESTAMOS SORTEANDO UM PAR DE INGRESSOS PARA ESTE FINAL DE SEMANA! CONFIRAM EM NOSSA FANPAGE.