Chuva Chuvarada

 

Está em cartaz no Teatro Joaquim Cardoso o musical infantil Chuva Chuvarada! O texto abaixo é da divulgação do espetáculo, estou de “molho” por causa da chegada da minha bebê, mas minha pequena foi com o pai e adorou, chegou em casa toda empolgada me contando cada detalhe…

 

 

O tempo inteiro a gente ouve falar de dramático como sinônimo de teatral, vale lembrar que drama é uma palavra que originalmente significa movimento. O teatro tem que ter ação e mudança, não no sentido de correria de entrada e saída de atores, troca de roupas. Em Chuva Chuvarada, a mudança vai muito mais além, há uma mudança maior: a relação entre quem manda e quem obedece, trazendo reflexões a respeito, e culminando numa verdadeira revolução dos oprimidos contra seus opressores.

Empregada que se cansa da labuta e vira princesa, patrão que manda todos tomar banho e acaba levando um banho de todos e nessa confusão toda aparece uma galinha que é hipocondríaca, nuvem que é chorona e quer chover o tempo inteiro, ovo gigante que vira príncipe, Sol que é metido a cantor e sereia que não canta porquê é desafinada.

 

As músicas executadas com instrumentos alternativos, feitos a partir de sucatas e materiais reciclados são ambientadas em canções do folclore brasileiro, como Peixe vivo; Skindo lêlê; Meu limão, meu limoeiro; Ciranda cirandinha; Atirei o pau no gato; etc., as quais dão ao espetáculo um sabor de uma grande brincadeira cênica, onde os atores passam a ser mediadores entre a brincadeira cênica e as a parir de objetos e coisas como chuveiro, guarda chuvas, que viram personagens no espetáculo. A concepção do espetáculo é baseada no Cavalo Marinho, o que torna os atores brincantes no exercício de fazer teatro.

 

O Cavalo Marinho é um teatro de rua tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco, conduzido por música, poesia e dança e possui cerca de 73 personagens. O que faz do Cavalo Marinho uma das tradições mais peculiares é o fato de ter esse formato como teatro, diferente das outras tradições do Brasil. Embora a música e dança sejam elementos imprescindíveis, o funcionamento da brincadeira como um todo está voltado para o teatro. Uma apresentação de Cavalo Marinho pode durar horas e é passada de pai para filho, como se fosse uma herança.

 

Ficha Técnica:

Espetáculo: Chuva Chuvarada

Diretores: Miro Ribeiro e Kedma Macêdo

Atores: Kedma Macêdo, Hyrlis Leuthier, Elaine Maria, Tomaz Carvalho, Miro Ribeiro.

 

FIQUEM LIGADOS, POIS ESTAMOS SORTEANDO UM PAR DE INGRESSOS PARA ESTE FINAL DE SEMANA! CONFIRAM EM NOSSA FANPAGE.

 

Faça Seu Comentário