Fintal – Festival Infantil de Natal

A Zona Sudoeste do Recife vai ganhar um presente neste Natal. Trata – se do 1º Fintal – Festival Infantil de Natal, que acontece nos dias 16 e 17 de Dezembro, na Praça de Eventos de San Martin. O projeto visa a microrregião 1, mas abraça toda a cidade e espera contar com a presença do público de todas as demais regiões.

 

O Fintal é um evento cultural direcionado ao público infantil. O festival traz diversas linguagens como música, dança, canto, teatro, fantoches e cultura popular do ciclo natalino (representada por folguedos como Cavalo Marinho, Pastoril, Cavalhada, Bumba-meu-boi, Dança dos Arcos e Guerreiros).

 

A proposta é preencher uma lacuna aberta na Zona Sudoeste do Recife (RPA5), no que diz respeito à distribuição das apresentações culturais da cidade.

 

Assim, o Fintal traz uma oportunidade para as crianças dessa área participarem de ações culturais, sem a necessidade de mães e pais deslocarem-se com seus filhos até outras zonas da cidade (especificamente, Sul, Norte ou Centro, onde geralmente acontecem a maioria dos eventos infantis).

 

Formada por subúrbios, a Zona Sudoeste do Recife é uma das

Áreas mais populosas da cidade. Contudo, a ausência de manifestações culturais e eventos independentes e sem fins políticos na região é evidente, não apenas durante o calendário festivo do Recife, mas ao longo de todo o ano, principalmente no que se refere à cultura infantil. Considerando essa “deficiência”, surgiu a ideia de incluir a RPA 5 no circuito cultural com evento específico para esse público.

 

O Fintal foi idealizado como projeto sociocultural com o objetivo de concretizar uma ação de inclusão cultural. Por se tratar de um evento inclusivo, será totalmente gratuito, e abrangerá diversas linguagens artísticas (programação em anexo).

 

A ideia é trazer para as crianças uma programação variada, pensada exclusivamente para elas, e que seja realmente de acordo com a faixa etária do público alvo. Tentando aprofundar ainda mais o critério da inclusão sociocultural, o Fintal terá uma

plataforma especial para pessoas com deficiência (PcD) física

(cadeirantes), intelectual e com mobilidade reduzida; e intérprete

de LIBRAS para auxiliar a compreensão de pessoas com deficiência auditiva. O evento também vai incentivar a amamentação com espaço exclusivo para mães que queiram amamentar.

Faça Seu Comentário