Natal em Recife!

Mais um ano está se acabando, mas com ele chega a festa de natal… E a cidade se “veste” para alegrar seus moradores e visitantes. Vamos conferir o que a Prefeitura da Cidade do Recife trará para nós neste Final de ano?

Pastoris, bois, reisados e autos natalinos ganham evidência na capital pernambucana. Programação é distribuída no centro do Recife, Casa Amarela, Boa Viagem, Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa.

A Prefeitura do Recife preparou uma programação para que recifenses e turistas possam vivenciar o Ciclo Natalino através da cultura popular. Seguindo as diretrizes de valorização das manifestações populares e dos artistas locais da política cultural do Recife, a programação destaca as tradições do período como os pastoris, bois, reisados e autos de Natal. Corais, orquestras e espetáculos infantis também integram a programação gratuita distribuída pelo Bairro do Recife (Cais da Alfândega e Marco Zero), Pátio de São Pedro (bairro de São José), Sítio Trindade (Casa Amarela) e Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Nascedouro de Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa. Confira abaixo a programação completa.

 

A abertura do Ciclo Natalino com o acender das luzes da decoração está programada para este sábado (15/12). A programação cultural começa no domingo (16/12), às 17:00h, com apresentação do Pastoril da UR 3 e da Orquestra Harmonia no Cais da Alfândega, Bairro do Recife, onde está instalada a árvore de Natal. Nesta ocasião, haverá homenagem a Ubiracy Ferreira, criador e diretor presidente do Balé de Cultura Negra do Recife – Bacnaré, grupo que também se apresentará no local. Com trabalho dedicado a cultura popular, o mestre Ubiracy ainda mantém o Maracatu Sol Nascente e a tradição da Bandeira de São João.

 

Na Zona Norte, neste domingo (16/12), o Sítio Trindade abriga, a partir das 17:00h, apresentações do espetáculo Sonho do Circo, da Escola Pernambucana de Circo; do Pastoril Giselly Andrade e da Orquestra Super Pop. O Papai Noel será outra atração do Sítio. Levado pela Natalioca ao som de bandinha natalina, o bom velhinho começa o percurso pela Rua Massaranduba (Largo de Seu Lino), no Sítio Grande, seguindo pela Avenida Norte, Avenida Dr. Eurico Chaves e faz uma parada na Muniz de Galvão, no Alto do Mandú. Depois passa pela Avenida 17 de Agosto, Rua de Santana e Praça de Casa Forte, continua pela Estrada do Encanamento, Estrada do Arraial e finalmente chega, às 18:00h, no Sítio Trindade.

 

Alguns pontos da cidade receberão uma iluminação especial de natal: Em 2012, os enfeites estão sendo instalados desde o último dia 04 nas avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco, Marquês de Olinda, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal, Sítio da Trindade, pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo. A Árvore de Natal está sendo instalada no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, e tem 25 metros de altura.

 

Para que as pessoas possam apreciar a iluminação natalina, a Prefeitura do Recife disponibiliza a Natalioca (versão natalina da já conhecida Frevioca). O veículo é decorado especialmente para o Natal e percorre as ruas do centro do Recife conduzindo os passageiros aos principais pontos da decoração natalina do bairro histórico. O passeio pelo circuito iluminado é GRATUITO e acontece de sexta a domingo, a partir das 18h30. O local para ponto de partida é a árvore de Natal, instalada no Cais da Alfândega, em frente ao Paço Alfândega.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO CICLO NATALINO RECIFE – 2012

 

CAIS DA ALFÂNDEGA – BAIRRO DO RECIFE:

16/12/12

17:00h - Pastoril da UR 3

18:00h - Orquestra Harmonia

PARQUE DONA LINDU:

21 e 22/12/12

17:00h - Cia 2 Em Cena – espetáculo “Sobre o Sol ou Sobre a Lua tem Palhaço na Rua”

 

23/12/12
20:00h - Ballet O Quebra Nozes

 

CORETO SÍTIO TRINDADE

16/12/12

17:00h - Escola Pernambucana de Circo, com o espetáculo Sonho do Circo

18:00h - chegada do Papai Noel e Pastoril Giselly Andrade

19:00h - Orquestra Super Pop

 

23/12/12

intervalos – Bandinha Natalina Veneno

17:00h - O Pirata Tubarão e o Índio Chavante
18:00h - Pastoril da UR 3 Ibura
19:00h - Banda Vereda Tropical
20:00h - Orquestra 19 de Fevereiro

 

06/01/13 – QUEIMA DA LAPINHA

18:00h - Guerreiros do Sol Nascente

19:00h - Queima da Lapinha, Pastoril Estrela Guia do Recife, Pastoril Estrela Dalva, Pastoril da UR 3 Ibura, Pastoril Estrela Guia do Cabo, Pastoril Angel de Brasília Teimosa, Pastoril Sol Nascente, Pastoril Camipinas Alegres, Pastoril Estrela do Recife, Reizado Imperial, Bandinha Natalina

20:00h - Bloco Lírico Cordas e Retalhos

21:00h - Orquestra de Frevo Vereda Tropical, Grupo de Dança Raízes

 

PÁTIO DE SÃO PEDRO

20/12/12 – CORTEJO NATALINO

17:00h - Concentração Igreja da Boa Vista – R. da Imperatriz

18:00h - Pastoril Sol Nascente, Pastoril Estrelando no Passo, Pastoril Giselly Andrade, Pastoril Estrela Guia do Recife, Pastoril Aurora da Redenção, Pastoril Angel de Brasília Teimosa, Pastoril Coração de Maria, Pastoril Campinas Alegres, Pastoril Tia Mariza, Pastoril Menino Jesus do Jordão, Pastoril Estrela do Recife, Pastoril Vovó Bibia, Pastoril Lindas Ciganas, Pastoril Estrela do Mar, Pastoril Jardim da Alegria, Pastoril da Tia Nininha, Pastoril Estrela de Belém, Pastoril Rosa Mística dos Torrões, Pastoril Menino Deus, Pastoril Estrela Dalva de Santo Amaro, Bandinha Natalina Veneno, Bandinha Natalina Vereda, Bandinhas Natalinas do Maestro Mendes, Bandinha Natalina Som Brasil

 

06/12/12 – QUEIMA DA LAPINHA

18:00h - Concentração Pátio do Carmo

19:00h - Queima da Lapinha: Pastoril Estrela Brilhante, Pastoril Lindas Ciganas, Pastoril Jardim da Alegria, Pastoril Estrela do Mar, Pastoril Luz do Amanhecer, Pastoril de Tia Mariza, Pastoril Rosa Mística dos Torrões, Pastoril Aurora da Redenção, Pastoril Menino Jesus da Vovô Bibia, Bandinha Natalina do Maestro Mendes, Orquestra de Frevo Veneno

 

NASCEDOURO DE PEIXINHOS

24/12/12

Área externa

19:00h - Pastoril Luz do Amanhecer
19:40h - Contação de História – Vira Mundo e Baião de Viola
20:20h - Pastoril Jardim da Alegria
21:00h - Reizado Imperial

Área Interna

21:40h - Magnatas da Beira Mar
22:20h - Combo X
23:10h - Kelvis Duran

 

25/12/12

17:00h - Negro Thó e Samba Duben
19:00h - Grupo Terra

 

Faça Seu Comentário