Teatro: Minha Cidade!

Vamos aproveitar as últimas apresentações do espetáculo teatral: Minha Cidade, que estará fazendo apenas mais duas apresentações, no Sesc Casa Amarela!

 

Arquivo da produção do Minha Cidade

 

“O Espetáculo Minha Cidade, trata da relação da criança com a cidade, mais precisamente, propõe um jogo em que a criança constrói seu próprio espaço urbano, imagina, fabula, projeta-o. Utilizando o antigo e popular joguete Brincando de Engenheiro, composto por peças de madeira de diversos formatos que se encaixam para produzir moradias (simplicidade inimaginável nos tempos de hoje), duas crianças tomam a cena para compartilhar com a plateia essa brincadeira que se revela de uma seriedade e de uma importância decisivas.

 

Como incluir a criança no pensamento sobre a cidade, como fazê-la tomar parte ativa na construção do espaço urbano, como mediar a relação dela com entornos cada vez mais complexos e assustadores?

 

Numa cenografia que remete a um prédio, cheio de apartamentos e histórias de vida, com uma grande janela de onde saltam mamulengos e sombras; utilizando-se de recursos de caracterização muito simples, o espetáculo envereda, então, por aquela que seja, talvez, sua mais potente alegoria, a relação cidade-indivíduo. Para além da chamada à responsabilidade sobre o espaço urbano, o trabalho revela, poeticamente, como a cidade se relaciona de maneira inevitável com a casa, com a família, com a subjetividade e como ela não só é construída pelo homem, mas também o constrói. Enfim, metáforas da Cidad(ania).”

 

Arquivo da produção do Minha Cidade

 

Algumas curiosidades e premiações do espetáculo:

 

1) Para a criação da dramaturgia de MINHA CIDADE – projeto premiado com Bolsa FUNARTE de Estímulo à Criação Artística em 2008 – a arte-educadora Ana Elizabeth Japiá recebeu a colaboração de aproximadamente 200 crianças entre 8 e 10 anos, de escolas da rede pública e privada da cidade do Recife;

 

2) A construção da encenação também contou com a participação de crianças, tanto na gravação da sonoplastia, como nas ilustrações das paisagens projetadas no cenário;

 

3) O projeto MINHA CIDADE foi contemplado ainda com o Prêmio de Fomento às Artes Cênicas da Cidade do Recife em 2009 e recebeu incentivo através do SIC deste Município.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 8 e 11 de novembro/ 2012

Horário:16:00h

Local: Teatro Capiba  – Sesc de casa Amarela

Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Telefone: 81. 3267-4400/ 3267-4410

 

Faça Seu Comentário