Amamentação: Armazenando e/ou Doando Leite Materno

 

Na semana passada fiz um post: dúvidas sobre amamentação e surgiram algumas dúvidas e como acho de extrema importância resolvi fazer outro post agora abordando apenas o assunto: Ordenha e estoque de leite!

 

Muitas mães ficam cheias de dúvidas e incertezas sobre este assunto e terminam que não aproveitam tudo o que poderiam aproveitar da dádiva de ter muito leite!

 

Então novamente consultei a Dra. Dulcinete Pinheiro, que é chefe do UNIAME e também do Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães, para fazer algumas perguntas e complementei com informações de um livreto que recebi do Banco de Leite do IMIP durante o aleitamento com a minha primeira filha!

 

Vou fazer um breve depoimento: com minha primeira filha há cinco anos eu achava que se tirasse leite para estocar ou doar poderia faltar para a minha pequena e tinha medo. Mas meu leite era demais para ela e começou a “pedrar” e dificultar a amamentação. Comecei então a tentar retirar leite com uma desmamadeira manual e não tinha bons resultados, tentava fazer ordenha manual, também não conseguia juntar quase nada… Foi então que uma prima me “apresentou” a desmamadeira elétrica e foi um sucesso, desde então eu comecei a juntar leite, para quando eu precisasse sair e voltar ao trabalho. Quanto mais eu tirava leite e minha “bezerrinha” mamava, mas eu produzia. Por isso eu digo, não fiquem colocando “minhocas” na cabeça, podem desmamar despreocupadamente e qualquer dúvida ou problema não hesitem, procurem um banco de leite e lá com certeza você receberá todo o apoio e orientação necessárias.

 

COMO ESTOCAR O LEITE:

 

IMIP:

 

1-utilizar vidros de café solúvel e/ou maionese de vidro com tampa plástica (retirar o papelão da tampa);

2-Esterilizar vidros e tampas (ferver por no mínimo 15 minutos);

3- antes de ordenhar retirar joias e bijoux (anel, pulseira, relógio), lavar bem as mãos e antebraços com água e sabão neutro e mamas com água, prender os cabelos, massagear as mamas e desprezar os 5 primeiros jatos de leite.

4- Retire o leite de forma manual ou mecânica e deposite-o no vidrinho, até no máximo dois dedos abaixo da tampa.

5- Identificar os vidros com etiqueta  (em cima da tampa) : data da primeira ordenha e se for pasteurizar: nome da mãe, número do registro e escrever se é para doação ou estoque.

6- Após a ordenha fechar bem o vidro e colocá-lo no congelador ou freezer.

 

VALIDADES:

 

Dra. Dulcinete: O leite ordenhado pode ficar no congelador ou freezer por 15 dias, se for pasteurizado pode durar 6 meses. Quando o leite for descongelado para ser oferecido ao bebê , ele não pode ser re-congelado,mas, pode ser mantido na geladeira por 12 horas.

IMIP – Conservar o leite não pasteurizado por até 2 horas em temperatura ambiente, 12 horas na geladeira (não colocando-o na porta), 15 dias no freezer e 6 meses pasteurizado e guardado no freezer ou congelador. Após descongelado até 12 horas na geladeira (não congelar novamente).

 

PODE MISTURAR LEITE DE VÁRIAS MAMADAS NO MESMO VIDRINHO?

Dra. Dulcinete: Sim, pode-se colocar leite de várias mamadas no vidro que está no congelador, mas, a data de validade deste leite é a data da primeira coletada.

 

COMO DESCONGELAR:

 

Dra. Dulcinete: em banho-maria. Antes de oferecer o leite , ele deve ser colocado numa vasilha com água quente.

 

IMIP:

1) Ferva a água, desligue o fogo, coloque o vidro de leite dentro da água em banho-maria. deixe o leite descongelar. Até deixar a “pedra” de leite com mais ou menos 3cm.

2) Retire o frasco da água e balance-o levemente fazendo movimentos circulares para homogeneizar o leite até que a pedra esteja completamente descongelada.

3) Retire a quantidade necessária para o consumo e esquente em banho-maria. Guarde o restante na geladeira.

4) O leite que já teve contato com a boca do bebê e não foi ingerido, deverá ser desprezado.

 

AONDE AS MÃES PODEM PASTEURIZAR O LEITE PARA USO PRÓPRIO?

 

Dra. Dulcinete – O IMIP é o único lugar que pasteuriza e devolve seu leite para uso próprio, ficando apenas com um percentual para o banco de leite deles. Os demais hospitais são apenas para doação!

 

OBSERVAÇÕES GERAIS PARA QUEM FOR ARMAZENAR LEITE MATERNO, PARA DOAR OU ESTOCAR:

 

IMIP:

1)não ingerir mais de 6 xícaras de cafezinho por dia

2) Bebidas alcoólicas:Ingerir no máximo 2 doses/dia/ocasionais e a ordenha deverá ser feita pelo menos após 2 horas da ingestão;

3) Cigarro: no máximo 10 cigarros/dia

4) Drogas ilegais: Não permitido

5) Medicamentos: informar quais e suas dosagens no banco de leite e antes de tomar sempre consultar um médico.

6) Doenças Infecciosas: Não é permitido

7) Informar  se teve hepatite ou icterícia e quando

8) Informar se fez doação de sangue

Faça Seu Comentário