Curtindo as férias em família

 

Como estão as férias das crianças?

A Dica de hoje é exatamente sobre isto: Férias! E ela é bem especial, pois veio “de fora”. É que recebi o texto que transcreverei abaixo por e-mail, de Anderson Lima e como gostei e acho que tem tudo a ver com o nosso trabalho, resolvi compartilhar com vocês, depois que vocês lerem entenderão, porque estou dizendo isso.

 

Curtindo as férias em família

 

Crianças devem realizar atividades prazerosas nas férias, como ver um filme e brincar com os amigos. Nada melhor que as férias escolares para que pais e filhos possam aproveitar esse tempo a mais para realizar atividades em conjunto – de modo a tornar o período mais prazeroso para todos. “Os pais devem aproveitar as férias das crianças e sistematizar um espaço para conversar e ficar juntos”, afirma a psicóloga Maria Helena de Barros, do CPPL .

 

‘Para isso é preciso deixar as crianças livres, com tempo para fazer nada, coisa muito importante, pois estimula a imaginação e a integração das experiências‘, completa a profissional. Se a opção for visitar os avós, pode-se combinar um encontro com os primos da mesma faixa etária, por exemplo. Manter contato com os colegas de escola também é uma forma interessante de divertir as crianças nas férias, bem como programar uma sessão de cinema no sofá (com direito a pipoca) para reunir os coleguinhas.

 

O importante é fazer aquilo que dá prazer. “Os pais, às vezes, se angustiam achando que têm que brincar com as crianças. Isso elas fazem com os ‘pareceiros’. O importante é partilharem algo em comum”, explica a psicóloga. No caso de os pais sentirem necessidade de uma atividade em que a família possa interagir, há opções como piqueniques, passeios ao parque de diversão ou ao zoológico, trilhas e caminhadas ecológicas, entre outras. Livrarias que promovem atividades lúdicas com a garotada também podem render uma visita. E mesmo o fim das férias pode ser um momento a mais junto aos filhos. “Os pais podem organizar o material escolar com as crianças e conversar sobre o retorno às aulas”, diz Maria Helena.”

 

E então, não concordam que o texto tem tudo a ver com a nossa filosofia? Concordo com todas as palavras acima e ainda posso dar um depoimento da minha vivência: tento proporcionar a minha filha todas as atividades possíveis, vocês são testemunhas kkkk, mas tem vezes que ela prefere ficar em casa sem fazer nada, ou melhor, assistindo TV ou DVD, brincando com as coisinhas dela, descansando! É um tempo que ela precisa para recarregar as suas baterias, para depois irmos juntas explorar o mundo!

 

E vocês respeitam este tempo, mas também se preocupam em proporcionar passeios e momentos agradáveis em família? Pelo menos agora vocês não podem mais dizer que não sabem o que fazer com as crianças… Basta seguir as nossas Dicas e o nosso calendário, tem atividades diversas para todos os gostos e momentos!

 

Boas Férias e Bons momentos em família!!!

Faça Seu Comentário