Refeições em família

 

Como são feitas as refeições na sua casa? a família se reúne? sentam-se todos à mesa, conversam? A televisão fica ligada, tirando a atenção? Os filhos fazem parte das conversas ou ficam apenas como espectadores?

 

Você sabia que uma pesquisa realizada com 34 mil crianças e adolescentes por uma instituição inglesa dedicada à alfabetização, concluiu que conversar durante as refeições ajuda a criar filhos mais confiantes?!

 

O levantamento descobriu que 87% das crianças sentavam com as famílias durante as refeições, mas desse grupo, uma em quatro não dialogava com os pais ou irmãos. Entra as crianças que comiam com os pais e conversavam durante as refeições, 75% disseram se sentir a vontade para participar de debates na sala de aula. Entre os que não conversavam, esse número caiu para 57%. Quando perguntados sobre como se sentiam ao falar na frente dos amigos na classe, no primeiro grupo 62% disseram se sentir bem, comparado com 47% no segundo. Por meio desses parâmetros, os responsáveis pela pesquisa concluíram que conversar durante as refeições é uma ótima ferramenta para filhos e pais.

 

Com isso, os especialistas afirmam que o ideal é fazer uma das refeições do dia com a família reunida. O importante é que todos estejam na mesa, com tempo para trocarem ideias e olharem nos olhos uns dos outros. Saber como foi o dia, quais foram as novidades na escola, todo detalhe é importante.

 

Outra coisa: não deixe que a tecnologia fique entre vocês. Na hora de comer, a tv deve estar desligada e os celulares longe do alcance dos pais.

 

E tem mais, segundo os nutricionistas, fazer refeições em família é fundamental para a formação do hábito alimentar. O pequeno ainda está aprendendo a comer. É preciso colocar alimentos na mesa, fazer com que as crianças sintam o gosto e percebam o que estão comendo.

Fonte: Revista Crescer

 

Aqui em casa procuro sempre estar junto. O café da manhã é sempre bem corrido, mas fico junto da pequena enquanto ela come, conversando, passando algumas orientações para o dia ou simplesmente fazendo companhia. O almoço ela faz na escola, já que estuda em horário integral, a noite sempre jantamos juntas e algumas vezes até preparamos nossa refeição. No final de semana sim, sentamos TODOS juntos para todas as refeições, até a pequerrucha já vai em seu carrinho fazer companhia. É um momento de troca de experiências, convívio e intimidade da família. E aproveito para fiscalizar a qualidade da alimentação e os modos à mesa. E é claro que no domingo temos o almoço da família, onde juntam-se avós, tios e primos uma farra e falação só!

 

Beijos e boa refeição em família para todos!

Faça Seu Comentário