Férias no Espaço Ciência

 

Começaram as férias no Espaço Ciência e a novidade é uma exposição que tem o título “Minha Casa tem Ciência?” Em cada um dos ambientes, o visitante descobre que o lar de cada pessoa é um laboratório científico. A mostra é o destaque da programação de férias do Museu, que conta ainda com mais de 20 oficinas, além das atividades e acervo permanentes.

 

A exposição é composta por sala, quarto do casal, quarto da criança, cozinha, banheiro e lavanderia. Em cada ambiente, é possível perceber o quanto estamos sempre rodeados de Ciência: na composição química dos produtos de higiene e de limpeza; nos tipos de fibra que formam cada vestimenta; nos pigmentos que compõem as tintas da parede; nos alimentos que preparamos e comemos; e até nas fezes deixadas no vaso sanitário.

 

Para mostrar isso, a exposição utiliza estratégias diversas: vídeos, jogos, brincadeiras e experimentos. O visitante pode, por exemplo, deitar na cama do casal e assistir um vídeo que mostra a química do amor. Ou se divertir cantando no chuveiro, em um karaokê que fala de Ciência em divertidas paródias. E que tal escrever com uma tinta invisível? Ou medir o pH dos produtos de higiene?

 

Para o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, “Minha Casa tem Ciência” segue o objetivo do Museu, que é aproximar a população e o conhecimento científico: “Ela revela a Ciência como algo que está bem próximo de nós – em nossa casa e em nosso cotidiano”, diz Pavão.

 

Além das exposições e atrações permanentes do Museu, a programação de férias do Espaço Ciência inclui quase 30 oficinas e atividades distribuídas ao longo do mês. Em média, são oferecidas duas a três oficinas por dia, cada uma delas com 25 vagas. Os interessados devem adquirir sua senha na Recepção, assim como senhas para as sessões de Planetário e passeio de barco.

 

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco faz parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado. Funciona no Parque Memorial Arcoverde, de segunda a sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h; e nos fins de semana, de 13:30h às 17h. A entrada no Museu é gratuita.e limitada até 16h.

 

CONFIRA AS OFICINAS/ATIVIDADES:

1. Montando um barco de Motor Elástico (5 a 10 anos): Os visitantes serão convidados a construir um barco com materiais recicláveis e perceber como atua a força elástica na movimentação dos remos, unidos por uma liga.

2. Damas recicláveis (7 a 13 anos): Os participantes construirão um jogo de Damas com materiais recicláveis para se divertir com este jogo de estratégias.

3. Brincando com Edição de Fotos (10 a 14 anos): noções de edição de fotografias com uso do Photoshop

4. Aprendendo a voar (A partir de 7 anos): Que tal fabricar seu avião-pipa e aprender um pouco sobre a história da aviação e aerodinâmica?

5. Oficina de Nós (07 a 11 anos): O grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho” ensina a conhecer e fazer diferentes tipos de nós: qual a utilidade de cada um deles?

6. Pioneira (11 a 16 anos): Mais uma atividade do grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho”, com montagem de estruturas com bambus ou bastões de madeira

7. Aventura Pelo Corpo Humano (7 a 12 anos): Nesta oficina, os participantes descobrirão, de forma prática e divertida, sobre o funcionamento dos pulmões, a dureza dos ossos, os batimentos do coração, os cromossomos e a genética.

8. CSI- Investigação Criminal (A partir de 6 anos): Nesta atividade, cada participante se transforma em um perito e ajudará a elucidar um crime, coletando impressões digitais, utilizando reagentes para observação, realizando extração de DNA, identificando manchas de sangue, fazendo teste de drogas e descobrindo se houve disparo de armas de fogo.

9. Matemágica (6 a 12 anos): Que tal aprender matemática com truques mágicos e Jogo da Memória?

10. Som no Copo (a partir dos 10 anos): Com materiais recicláveis, os participantes fabricarão amplificadores de som do celular e aprenderão sobre difração sonora
11. Brincando com os 3 R´s (A partir de 8 anos): em uma gincana divertida, os visitantes são estimulados a separar e reaproveitar o lixo.

12. Arco-iris: Branco ou Colorido? (A partir de 8 anos): Venha construir um disco de Newton e perceber como as cores se misturam e separam

13. Criando Mudas (Livre): Na oficina, os participantes aprenderão a construir mudas. PS: importante que cada um traga seu recipiente reciclado ou reutilizado

14. Construindo pilhas a partir de alimentos (A partir de 10 anos): Os participantes construirão pilhas usando moedas, parafusos e restos de alimentos.

15. Pesque e Aprenda (4 a 12 anos): Os visitantes poderão pescar um peixe no Espelho D’água, aprender um pouco sobre ele e depois devolvê-lo ao habitat

16. Diversão com Areia Cinética (a partir dos 8 anos): Nesta oficina, os participantes constroem uma areia cinética, daquelas que é possível moldar e dar formas, e aprendem sobre as propriedades de sólidos, líquidos e gases.

17. Introdução a Robótica (9 a 14 anos): Venha fazer circuitos eletrônicos por meio da plataforma Arduíno.

18. Sinais de Pista (11 a 16 anos): Ministrada pelo grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho”, consiste em utilizar objetos encontrados no local para sinalizar trilhas.

19. Enxergando e Entendendo As Partes da Célula ( a partir de 7 anos): Que tal observar células ao microscópio e realizar atividades interativas sobre isso?

20. Comida Mateira (11 a 16 anos): O grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho” ensina novas estratégias para preparar comida em acampamento

21. Jardim Sensorial (6 a 10 anos): Que tal aprender sobre as plantas usando cada um dos órgãos sensoriais?

22. Semáfora (11 a 16 anos): Em mais uma oficina do grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho”, os visitantes aprenderão a usar bandeiras de sinalização e enviar mensagens a longas distâncias

23. Brincando de programar (10 a 14 anos): Com um software didático, os participantes têm noções de programação e criação de games

24. Plantando girassóis (6 a 10 anos): Aqui a meninada vai fazer arte e plantar girassóis.

25. Foguete de garrafa pet (7 a 14 anos): Venha construir e lançar seu foguete feito de garrafa pet

26. Observatório indígena (7 a 12 anos): Como os povos antigos acompanhavam as estações do ano? Venha construir seu próprio Observatório Indígena

27. Relógio solar (8 a 14 anos): Construa seu relógio solar e aprenda a saber as horas apenas pela posição do sol.

Faça Seu Comentário

  1. Oi Regina
    Que máximo esta exposição!
    Achei super criativa! Adoraria participar também.
    Ótima dica para levar as crianças, agora nas férias, hein?!
    Torcendo para montarem aqui em SP .
    Bjs e feliz ano novo querida!!

  2. Programação imperdível! Aqui no Rio tem a Casa da Ciência que sempre tem exposições assim com o foco na ciência. São todos muito interessantes. Adoro esse tipo de programa.
    beijos
    Chris