Festas: Decoração, o universo de magia!

Continuando na sequencia dos nossos posts sobre festas infantis, chegamos num tema que é praticamente a própria festa: a decoração! Afinal de contas, não importa o local, nem o tamanho da festa, por mais simples que ela seja tem que ter e de preferência bem bonita! E por isso fui em busca de Dicas sobre este assunto.

 

E nada melhor do que consultar quem entende do assunto… E foi pensando nisso que fui conversar com Manuela Gaudêncio da empresa de decoração infantil “Tudo em Festa”, tirei algumas dúvidas, perguntei algumas curiosidades e é claro que peguei muitas Dicas!

 

Começamos a conversa falando sobre os temas que eram mais usados e Manuela disse que sempre são os clássicos: Fazendinha, Circo, Jardim, Disney e Princesas. Mas é claro que têm os temas de “moda” que geralmente são referentes a desenhos e filmes do momento: Já teve muito Cocoricó, Backyardigans hoje tem Galinha Pintadinha. Mas são temas que ficam em alta enquanto o desenho também está, mas depois vai ficando esquecido. Tem também aqueles temas que vão e voltam, como é o caso da Turma da Mônica e de Scooby Doo.

 

Fotos: Arquivo Tudo em Festas

 

Ainda sobre tema eu perguntei se estes eram geralmente escolhidos pela criança ou pelos pais e ela disse que dependia muito da família. Tinham os dois casos, há os pais que fazem questão de escolher o que os filhos estão gostando naquele momento e os que querem o que mais gostam e que acham mais bonito. E que estes temas muitas vezes são escolhidos em função da idade do aniversariante, jardim por exemplo geralmente é usado em festas de 1 ou 2 anos, entre 4 e 6 as meninas já querem princesas, mas isto não é uma regra. O que ela recomenda é que os pais aproveitem as festinhas de 1 e 2 anos para escolher, pois depois as crianças já começam a expressar suas vontades e vão querer opinar e é bom que eles escolham, afinal a festinha é deles.

 

Hoje em dia a maioria das festas colocam como parte da decoração lembrancinhas e muitas guloseimas, perguntei se estas eram indispensáveis e ela disse que não, apesar de agregarem muito valor e contribuir para a beleza. Os itens que mais se usam hoje em dia são os doces finos, chocolates personalizados e cup cakes, mas ainda se usa muito também as papelarias.

 

Perguntei para ela, o que não pode faltar numa decoração infantil e ela me disse: “Bolas e iluminação. Principalmente as bolas, que são a alma da decoração, que criam o ambiente lúdico e mágico.

 

Para quem vai se aventurar e fazer a sua própria decoração, ela deixou uma Dica: “Se você não tem experiência e vai fazer a sua própria decoração, pesquise muito na internet, existem muitos sites e blogs com dicas e ideias legais, una estas ideias ao seu bom gosto e mãos a obra. Coloque um bolo bonito, lembrancinhas caprichadas, alguns doces diferentes e nada de exageros.”

 

Se você vai contratar uma empresa, seus “problemas” estão resolvidos, basta escolher o tema e os adicionais que vai querer ou não, mas se você leva jeito e gosta de pôr as mãos na massa, confira algumas Dicas que separei para estas situações:

 

1) É sempre de bom gosto colocar toalhas nas mesas dos convidados, escolha uma ou duas cores que serão usadas na festa para elas, já darão um toque a mais.

 

2) Se você optar por não fazer arranjos para as mesas, coloque então um enfeite nas bandejas que ficarão os doces e salgados e pode deixá-las nas mesinhas. Manuela deixou uma Dica que realmente é bem legal para este item: uma opção prática para arranjo de mesa são as bolas de látex com gás hélio, sempre dão um charme.

 

3) A mesa do bolo pode ser grande  para colocar o bolo, alguns docinhos (os mais bonitos), os “personalizados” (se for fazer) e as caixinhas (com os bombons) ou pode ser mais de uma mesa (caso fique mais bem distribuído no espaço e você não tenha a mesa grande) que comportem todos estes itens mencionados acima.

 

4) Pode parecer bobagem, mas às vezes uma simples forminha de doce que você coloque mais diferente, já faz uma grande diferença no conjunto.

 

5) Lembrando que muitas vezes “menos” é “mais”, não precisa exagerar nas quantidades e variedades de itens e acessórios. Escolha um tema, as cores (de uma a três) e trabalhe em cima disso, sem desviar o foco, para que a decoração não se torne uma festa de carnaval.

 

6) É sempre bom separar um local para guardar os presentes, pode ser uma “caixa de presentes” ou até mesmo uma mesa ou local reservado para este fim. Caso contrário os presentes irão ficando espalhados e além de bagunçar podem terminar se perdendo ou estragando. E facilita para os convidados que chegam e não querem interromper a diversão do aniversariante. Se puder coloque etiquetas e caneta, para os que esqueceram de colocar o nome no presente, assim você poderá saber quem deu o quê e agradecer depois. Outra Dica de Manuela: Se você não quiser ou não tiver espaço para a caixa de presentes, que tal fazer uns sacos de TNT ou de Tafetá? Os presentes poderão ficar sendo colocados lá dentro e quando encher fecha com uma cordinha e abre-se outro. Fica organizado e é prático para organizar.

 

7) Para economizar, tente utilizar objetos que você já tenha em casa. O melhor é usar a criatividade e fazer algo diferente.

 

8) Se você optar por usar objetos e brinquedos na decoração, lembre-se que eles podem quebrar, sujar… Então pense se realmente eles podem ser usados, para depois não se arrepender…

 

9) Se a festa for dentro de casa, lembre-se de guardar objetos que possam oferecer algum tipo de risco e “abra espaço” para a festa.

 

A Dica agora vai para os convidados seguirem e ensinarem aos seus pequenos:

1) Respeite a decoração da festa, nada de mexer nem retirar nada do lugar.

 

2) Não se deve mexer na mesa de doces e guloseimas antes do parabéns, pois estes locais geralmente são utilizados para fotos e ficarão feios se estiverem remexidos. Manuela sugeriu e eu achei bem legal: a dona da festa pode controlar a mesa de guloseimas até serem tiradas as fotos, feitas todas as filmagens e terem chegado mais de 60% dos convidados, depois libera para que as pessoas possam ir pegando aos poucos. Desta forma evitará aquela “avalanche” que muitas vezes acontece, todos querendo escolher e pegar. Mas se alguns itens ou lembrancinhas forem direcionados para algum grupo em especial, às vezes têm lembrancinhas para as mães, por exemplo, então ela deve entregá-las antes de liberar a mesa.

 

3) Nada de pegar itens da decoração para levar para casa, nem mesmo o enfeite da mesa e bandejinha dos doces, a menos que a dona da festa lhe dê. Muitas vezes estes itens são alugados ou comprados para serem usados em outras festas novamente.

 

Enfim, as dicas são muitas e as ideias mais ainda, o importante é sempre ter bom senso e nada de exageros, nem para mais, nem para menos.

 

Serviços:

Decoração: Tudo em Festas

Informações: 81. 3325-5655

 

Confiram também as matérias que já postamos sobre este universo das festas infantis:

1) Vamos preparar uma festa?

2) Vamos preparar uma festa? 2 Etapa

3) Aonde fazer a sua festa?

4) Casa de festas: o que oferecem?

 

Quem tiver dúvidas, sugestões e fotografias que queiram compartilhar conosco basta enviar para regina@dicasmiudas.com.br. Ou pode também nos marcar no Instagram #dicas_miudas. Será um prazer! Beijos e Boas Festas!