Jardim Suspenso com garrafa Pet!

Oi Pessoal,

 

Neste feriado a escola da minha filha mandou uma “tarefinha de casa” para ser feita por toda a família… Eles mandaram uma mudinha de planta junto com um cartão. Neste cartão vinha o passo-a-passo para fazermos um vaso de garrafa Pet e depois deveríamos colocar a planta neste vaso e devolver para a escola, que lá eles iriam montar um jardim suspenso.

 

Adorei a iniciativa e mais ainda a idéia, por isso estou aqui para compartilhá-la com vocês.

 

 

Então vamos ao material necessário:

- Garrafa PET de 2 litros, com tampa – vazia e limpa
- Tesoura com ponta fina
- Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
- Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas
- Terra
- Muda de planta

 

Como Fazer:

Créditos: rosenbaum.com.br

 

Primeiro corte a garrafa PET, como está mostrando na imagem abaixo.

 

Depois, para fixar as garrafas, é preciso fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. Dá pra aprenderdireitinho. É só analisar bem a foto acima e fazer.

 

Além dos furinhos que você fará para passar a corda, é preciso também de um pequeno furo no fundo da garrafa. Isso é para que água usada para regar a muda possa escoar.

 

Depois disto, você irá passar a corda por um furo e depois puxe pelo outro.

 

Para fazer com que as garrafas não escorreguem pela corda, barbante, ou cordoalha você pode usar estas dicas abaixo:

 

Dica 1) Para quem for usar corda de varal ou barbante:

 

Créditos: rosenbaum.com.br

 

Dica 2) Para quem for usar cordoalha ou arame:

 

Créditos: rosenbaum.com.br

 

Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.

 

Para compor a parede, você coloca quantas garrafas quiser, mas sempre deixando um espaço entre elas, para que a planta possa crescer e aparecer.

 

E então gostaram da dica? Quem tiver gostado pode curtir outras dicas no post: “Há flores em tudo o que vejo” e depois ir providenciar o material para no final de semana reunir a família para “trabalhar” e se divertir bastante!

Faça Seu Comentário

  1. Eu amei a idéia, além de ficar muito bonito ainda colaboro com o meio ambiente, irei fazer o meu e depois levar a ideiapara o grupo da terceira idade.

    Parabéns

  2. Um dúvida, talves eu não tenha assimilado a questao de como pregar a primeira garrafa PET na parede, como moro sozinha e nao tenho pratica ainda, gostaria que vc me auxiliasse. Precisarei de parafuso e bucha?

  3. Estava doido para fazer um igual, só não sabia como fazer para manter a garrafa numa única posição sem se movimentar, agora já sei é a arruela que segura a garrafa no arame. Pronto era a dica que me faltava, estou pronto para começar o meu jardim suspenso muito obrigado pela dica.

  4. Gostei muito da ideia, fiz a minha ontem, pequena, como experiencia, apenas 4 garrafas, agora e só aguardar a brotação de rúcula. Quando estiver com as mudas tiro foto e amndo.

  5. Olá!
    Parabéns pela ideia, ela é excelente.
    Poderia me enviar uma foto, mostrando como fica a fixação da primeira floreira na parede, não imagino como fixá-la na parede; e gostaria de fazer um jardim vertical com meus alunos.

    Obrigada,

    Rosângela

  6. OI, adorei a ideia do jardim suspenso. Teno um espaço e gostaria de usá-lo para o jardim, porém este espaço só tem sol entre meio-dia e 3 da tarde. Quais plantas ou flores poderia plantar? Grata.

    • Oi Adriana,

      Não entendo muito de plantas, mas acredito que tempeiros (manjericão, cebolinha, coentro…) para mais informações é melhor você ver na embalagem das sementes ou ir em uma sementeira.
      Beijos e sucesso com o seu jardim.
      Regina

  7. Excelente ideia.Vi algo parecido em uma casa na praia da Pinheira em SC,mas somente com flores ” 11 horas “.Ficou lindo todos floridos.Já estou fazendo em minha casa.Forte abraço a todos

  8. Adorei a ideia! Em breve vou colocar em prática pois meu apartamento não tem varanda e sou apaixonada por plantas medicinais e hortaliças, vou utilizar a parede da garagem!
    Obrigada, Socorro.

    • Bom Dia Celina,

      Você pode colocar um gancho ou até um prego e prender as cordinhas/ cabo de aço (o que você utilizou para unir as garrafas). Bastam 2 na parte superior e o restante fica solto como uma cortina. o peso da terra vai dar estrutura para que eles fiquem no lugar.

      Será que ajudei??? Beijos

  9. minha filha de sete anos, ama jardim tudo quer plantar ,vi flores em garrafa pet amei .fica lindo alem de salvar o planeta, parabéns vou copiar de vcs o a cortina de garafa pet esse é o nome q colocamos kk

  10. Adorei quero fazer na casa da minha mãe pra organizar o quintal dela pois tem muitas garrafais per jogado nos quatros cantos da área de serviço kkk muito interessante vou passar pra todas as pessoais que conheço. Parabéns

  11. ADOREI JA ESTOU FAZENDO NA MINHA NA MINHA CASA ,FICA LINDO E TEMOS TUDOS FRESCO ,EU TENHO HORTA , PLANTAS MEDICINAIS E FLORES . AINDA COLABORO COM O MEIO AMBIENTE !

  12. Olá, qual o tipo de planta funciona para maior durabilidade. Ou para menor manutenção?
    Ficando no tempo, exige menos regas?
    Agradeço se puder ajudar

    • Oi Patrícia, infelizmente vou ficar te devendo esta resposta, não sou muito boa em tipos de plantas e suas características, mas acredito que a melhor opção é você pedir indicação onde for comprar a plantinha. Bjs

  13. Olá, amei a ideia irei fazer na minha casa.
    Mas gostaria de saber se a terra que colocarei nas plantas dentro da garrafa deve ser coloca na hora que estiver fixada na parede, ou planto tudo antes de fazer o procedimento de colocar o arame ou barbante?

  14. Gostei muito da dica, e a colocarei em prática junto aos meus alunos do 7º “c”. Esta atividade,será apresentada para a mostra do Colégio.

  15. BOM DIA !

    GOSTARIA DE RECEBER MAIS IDÉIAS PARA QUE EU FAÇA , VÁRIAS ARRANJOS EM NOSSA CHÁCARA. AS ORQUÍDEAS JÁ AS COLOCO NAS ÁRVORES, QUANDO PARAM AS FLORES, EM CASA, DEPOIS TRAGO-AS PARA CÁ.

    GRATA

    GLORIA