#SomosTodosJoaquim

Sempre falo que o maior bem que podemos ter é a saúde, pois é com ela que podemos fazer todo o resto… Mas depois que nos tornamos pais e mães é que damos realmente valor, não é mesmo?! Mais valor ainda você daria se seu filho tivesse nascido com algum problema de saúde e que em nada você pudesse ajudar… E se depois você descobrisse que a cura dele só poderá vir através da doação de outra pessoa??? Mas não estou falando em dinheiro, estou falando de uma doação muito mais valiosa, que dinheiro nenhum pode comprar: um órgão! As filas são enormes, às restrições para aceitação e compatibilidade também são muitas, pois os bancos de órgãos estão bem vazios, isto porque ainda há muita resistência em permitir e autorizar a doação dos órgãos.

 

Confesso que nunca tinha pensado muito sobre o assunto, até que uma pessoa próxima entrou nesta fila, nesta ansiedade, e eu pude ver um pouco mais de perto a angústia de uma família que passou meses a esperar… E é sobre um pequeno grande guerreiro, chamado Joaquim e o amor e luta de sua família que vou falar!

 

 

Há pouco mais de 2 anos atrás nasceu um menininho, o segundo filho de um casal conhecido meu. Era pra ser um dia de muita festa e comemoração, mas toda esta alegria foi interrompida e tomada pelo medo, angústia e insegurança. Logo após o seu nascimento o pequeno Joaquim foi diagnosticado com estenose de válvula aórtica. O pediatra explicou que em pouco tempo ele teria que fazer uma intervenção cirúrgica para que pudesse esperar até a possibilidade de um tratamento mais definitivo.

 

Com 39 dias de nascido ele fez uma valvoplastia por balão, no Incor em São Paulo, desde então vinha sendo acompanhado para verificar qual seria a época para fazer outra intervenção cirúrgica. Em julho do ano passado, a médica em Recife verificou uma mudança nos exames e indicou a fazer a consulta com o cirurgião em São Paulo. A consulta foi feita dia 11 de setembro, foi quando a família soube que uma das possibilidades cirúrgicas era usar uma válvula de doador. E não tinha como precisar quanto tempo eles ficariam esperando.

 

O tempo foi passando e nada da válvula aparecer… Seus pais foram se informar sobre o processo de captação de válvulas, no banco de válvulas que fica em Curitiba. E eles souberam que quando o coração não pode ser doado como órgão, pode ser enviado para o banco e lá eles removem as válvulas que passam por um processo e ficam sendo conservadas por tempo indeterminado. O processo de captação e envio é feito pelas centrais de captação de órgãos dos estados, tudo pelo SUS. A quantidade de corações enviadas é muito pequena, por isso as pessoas esperam tanto por um homoenxerto de válvula cardíaca, que não é considerado um transplante  porque não tem células.

 

E este período de espera finalmente acabou, após longos 7 meses Joaquim finalmente conseguiu uma válvula e hoje, 16/04/15, irá fazer a sua cirurgia! Ainda bem que esta angústia terminou e tenho a certeza de que após a cirurgia tudo se resolverá e Joaquim, junto com seus pais Daniel e Renata e seu irmão Guilherme, poderão retomar suas vidas e agora de forma bem mais tranquila! Mas e quantas outras famílias continuam esperando??? Foi pensando nisso que Renata no meio de tantos sentimentos decidiu iniciar uma campanha #SomosTodosJoaquim onde ela pede que as pessoas pensem mais no próximo e doem mais órgãos!!!! Só assim muitas pessoas terão suas dores  amenizadas. “Se mais pessoas doassem e se os corações fossem enviados não iria demorar e é possível ter estoque de válvulas, basta aumentar as doações” afirma Renata Cimões, mãe do pequeno grande Joaquim!

 

 

E então vamos entrar nessa campanha??? Espalhem esta história e marque nas suas fotos #SomosTodosJoaquim, para que mais pessoas possam se sensibilizar e ajudar!

 

Hoje Joaquim estará na sala de cirurgia e eu gostaria que se você puder pare um minuto e faça uma oração, pedindo clareza e sabedoria para os médicos, a cura de Joaquim e muito amor para acalentar os corações de Renata e Daniel (os pais) e de toda a família e amigos que com certeza estarão com o pensamento e todas as orações voltadas para ele!

 

Joaquim, estamos te esperando com a certeza de que iremos brincar e nos divertir muito!!!! Renata e Daniel estamos por aqui, para o que precisar e com a certeza de que Deus não poderia ter escolhido pais melhores para Joaquim do que vocês!!!! Apesar de tantos motivos para chorar sempre via vocês com um sorriso no rosto e a esperança e certeza de que tudo daria certo! Até muito breve para fazermos uma grande celebração!!!!!! Beijos enormes no coração de todos vocês Regina, Aloysio, Camila e Manuela!!!!

Faça Seu Comentário

  1. Owww Senhor guie as maos dos medicos na sala de cirurgia!!!!!!

    é isso ai, vamos ser doadores!!!!!

    Joaquim esse lindão com certeza daqui a pouco vou ver historias dele aqui brincando e aproveitando muito sua familia!!!!!!