Casa Caramujo

Crédito: Guga Melgar

 

A CAIXA Cultural Recife apresenta, entre os dias 5 e 13 de janeiro de 2019, aos sábados e domingos, o espetáculo infantil Casa Caramujo, da CiaTeatro Epigenia, com texto e direção de Gustavo Paso. O espetáculo marca o retorno da companhia ao universo da criança na comemoração dos seus 18 anos de atividade, um caminho marcado pelo reconhecimento de público e crítica.

 

Na temporada de estreia no Rio de Janeiro, em 2017, Casa Caramujo foi vencedor do Prêmio CBTIJ de Melhor Trabalho de Formas Animadas e de Melhor Ator. O intérprete Marcio Nascimento recebeu ainda esse mesmo reconhecimento nos prêmios Zilka Salaberry e Botequim Cultural. Em São Paulo, onde cumpriu temporada recente, o espetáculo ganhou 4 estrelas da revista Veja e foi destaque no jornal Folha de São Paulo.

 

Casa Caramujo experimenta múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro), abordando de maneira lúdica um dos temas mais delicados para se tratar com crianças e adolescentes: a morte. A peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis, no mergulho do desconhecido. O texto foi inspirado por uma narrativa de tradição oral escocesa do século XI e aborda o ciclo da vida, fazendo uma contextualização com simbologias que explicam que a continuidade depende necessariamente do convívio com a morte.

 

O enredo apresenta um menino que, ao perceber que poderá perder sua mãe doente, enfrenta a “morte” e consegue aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo. Aos poucos, no entanto, o menino e todos os moradores do lugar começam a se deparar com uma realidade difícil: eles não conseguem mais colher frutos, legumes, verduras e nem mesmo pescar, já que a morte foi aprisionada e deixou de agir. Assim, ninguém consegue se alimentar, e o ciclo da vida é quebrado. O menino precisa então mergulhar no fundo das águas e, com a ajuda do Caramujo, resgatar a sua casa e a dona morte.

 

No elenco da montagem estão Luciana Fávero, Marcio Nascimento, Iuri Saraiva, Felipe Frazão e Gustavo Paso. O trabalho de formas animadas é assinado por Gustavo Paso e Eduardo Andrade; os figurinos são de Luciana Falcon; a iluminação é de Paulo Cesar Medeiros; o cenário de Gustavo Paso e Luciana Falcon; e a direção musical de Andre Poyart.

 

Serviço:

Espetáculo infantil Casa Caramujo, com a CiaTeatro Epigenia

Local: CAIXA Cultural Recife –Av. Alfredo Lisboa – Praça do Marco Zero, Bairro do Recife

Data: 5 a 13 de janeiro de 2019 (sábados e domingos)

Horários: sábados (05/01 e 12/01), às 16h e às 18h; domingos (06/01 e 13/01), às 11h

Informações: (81) 3425-1915

Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada).

Bilheteria: Aberta às 9h do dia 4 de janeiro (sexta-feira) para sessões dos dias 5 e 6; e às 9h do dia 11 de janeiro (sexta-feira) para sessões de 12 e 13

Duração: 60 minutos

Classificação: Indicado para maiores de 6 anos

Capacidade: 80 lugares

Acesso para pessoas com deficiência

Faça Seu Comentário