Escolhendo os Brinquedos

A Dica de hoje está mais do que especial, em clima de Dia das crianças e de muita brincadeira teremos um texto escrito pelas nossas queridas colaboradoras Alena Nobre e Luciana Hodges, do Bases Cogniticas!!! Não esqueçam que mais importante do que o o valor do presente é que ele seja escolhido pensando realmente no gosto da criança e depois que vocês possam aproveitar todos juntos e certifiquem-se sempre se o brinquedo possui o Selo de segurança!!!

 

“O dia das crianças está batendo à porta! Já escolheu o presente do seu filho?

 

A gente sabe que essa não é uma tarefa fácil. Fomos à Top Toy brinquedos semana passada e ficamos encantadas com a diversidade de brinquedos. Dá vontade de levar todos! Quando a gente olha cada um dos brinquedos, já imagina a reação das crianças recebendo e brincando com eles. É sempre assim… nós pais, se pudéssemos, levaríamos a loja toda. Mas como não dá, a gente precisa escolher. Para isso, é preciso ter critérios.

Pensando nisso, resolvemos dar uma forcinha para papais e mamães. O Bases Cognitivas, a Top Toy brinquedos e o Dicas Miúdas resolveram unir forças e mostrar pra vocês que brinquedos, além de divertidos, são pretextos para aprender muito.  Dessa vez, a gente vai falar de brinquedos que podem ser compartilhados entre meninos e meninas. Afinal, brincar junto é sempre melhor!

 

BOLA

Bola é um brinquedo universal. Qual criança nunca se divertiu com uma bola, não é mesmo? Esse objeto oferece múltiplas possibilidades de estímulos. Chutar e correr atrás da bola são exemplos simples, mas que são carregados de estímulos motores e cognitivos. Afinal, é preciso equilíbrio, força e tônus muscular. Além disso, é preciso escolher o local para onde se quer chutar e a intensidade com que fará isso, o que envolve decisões, e assim sendo, também implica no uso e desenvolvimento de habilidades cognitivas. Na verdade, há muitos modelos. Para bebês, as bolas devem ser leves e macias. Esse modelo da Chicco é bem interessante. Além de oferecer estímulos sonoros por ser musical, ela pode acompanhar todo o desenvolvimento motor do bebê: tocar, agarrar, jogar, rolar, etc.. É um brinquedo coringa. Vale a pena.

 

CAIXA REGISTRADORA

Brincadeiras que abrem possibilidades para simular situações de vida real despertam o interesse da criança e são sempre estimulantes para as crianças. A caixa registradora é um item que atende bem a este quesito. Brincando de simular compra e venda as crianças podem aprender muitas coisas. Além de contar itens, compreendem os papeis de quem vende e de quem compra, entendem a ideia de troco, a diferença entre cartão de crédito, cédulas e dinheiro e podem usar vocabulários específicos, como quilo, gramas, etc. As crianças mais velhas podem pensar em valores e realizar cálculos simples. Além de tudo isso, é possível refletir com a criança sobre a diferença entre querer objetos e realmente precisar deles, ajudando aos pais a pensarem com seus filhos o sentido do consumo abusivo.

 

MR. POTATO HEAD LITTLE TATERS BIG ADVENTURES

Essa versão do clássico brinquedo Mr. Potato Head vem numa malinha com mais de um boneco e outros apetrechos para criar uma situação de brincadeiras (fazenda, safári…). Gostamos muito desse brinquedo porque estimula a criatividade e, a cada brincadeira, a criança pode inventar uma combinação diferente de partes, criando personagens de características diferentes. Sendo assim, permite mais autonomia na escolha de como quer brincar, e a criança se torna co-construtora de seu brinquedo (e sente orgulho de sua produção).  Nós achamos que esse brinquedo tem potencial de ser divertido para todas as idades, embora sua comercialização seja mais voltada para as crianças menores (porém não tão pequenas, pois há partes que podem ser engolidas).

 

BONECAS

São as preferidas das meninas, mas engana-se quem acha que meninos não podem se divertir com elas também. Quando meninos e meninas se juntam para brincar, eles podem estruturar simbolicamente os papeis sociais que desempenham os pais e mães, tal qual observam na sua casa. Podem, inclusive ampliar a compreensão de novas organizações familiares. Por exemplo, meninas podem brincar de arrumar a bolsa para trabalhar, enquanto meninos ajudam a trocar a fralda e alimentar o bebê. Estar junto com as crianças brincando com elas é uma ótima oportunidade de entender como elas percebem o mundo e os adultos, e ainda, de refletir sobre princípios e valores importantes para cada família. Essa boneca da palavra cantada é muito interessante. Ela canta a clássica música ” O que é que tem na sopa do neném?”. Além das crianças adorarem a música pela marca rítmica simples, ela é cheia de rimas que podem ser cantadas e até inventadas. Rimas são importantíssimas para crianças. Através delas, os pequenos desenvolvem sensibilidade para sons parecidos, o que poderá ajudar muito no processo de aquisição da leitura e escrita. Não precisa esperar muito para isso. Crianças a partir de 3 anos já se beneficiam desse tipo de brincadeira linguística.

 

E aí, gostou das sugestões? Seja qual for o brinquedo que você escolher, lembre-se de reservar um tempinho para usá-lo junto com seu filho.”

 

 

Faça Seu Comentário