Dia das crianças com brincadeiras

E o Dia das crianças está chegando, ou melhor, já chegou!!!!! E nós desejamos que seja de muita diversão e interação entre pais e filhos, pois como eu sempre digo: acredito que o melhor presente que podemos dar para os nossos filhos é a construção de uma memória afetiva rica de momentos especiais, com brincadeiras, abraços apertados, muitos beijos e risadas!!!!!!

 

E para dar uma mãozinha nestas atividades vou trazer cinco dicas de atividades que podem ser feitas em parceria e sem grandes custos e trabalhos, quem vem junto brincar??? Vamos deixar um pouco de lado os brinquedos, principalmente os eletrônicos, e criar brincadeiras simples que exijam mais da criatividade, imaginação e participação?

1) Leitura conjunta: ler para a sua criança e também ouvir histórias contadas por elas. Vocês podem escolher livros juntos ou criar histórias a partir de vivências de vocês. Estes momentos além do incentivo a leitura, irá desenvolver na criança o saber parar para ouvir o outro, esperar a sua vez, desconectar do mundo virtual mergulhando no universo da criatividade e imaginação! Passeios em feiras de livros, livrarias são sempre muito bons, busquem as que oferecem contações de histórias! Se quiser algumas Dicas de livros, estou sempre postando aqui, dá uma procurada!

2) Teatrinho: depois do livro lido, que tal encenar a história? Dá pra improvisar no figurino e até no cenário com roupas e objetos de casa mesmo! Vamos estimular que as nossas crianças explorem ao máximo a criatividade e imaginação. Um brinquedo bem legal para utilizar nesta brincadeira são os fantoches. Façam vozes, caras e bocas, gestos e caprichem na atuação! Se quiserem podem até chamar a família e os amiguinhos para uma deliciosa e divertida sessão de teatro!

3) Mímica:vamos reunir a família e dar muita risada? A brincadeira de mímica é ótima para isso, não precisa de nenhum acessório, basta escolher um tema e começar a brincadeira. Que tal nomes de filmes ou desenhos animados? De personagens e múscias? De brincadeiras e esportes… São tantas as possibilidades, mas com a certeza de que darão boas risadas!

4)  Fazendo arte: outra atividade bem legal é criar brinquedos ou objetos que possam ser utilizados depois, e a brincadeira se prolongará… Dá para utilizar material reciclado (sucatas) e criar várias coisas. A diversão será antes, durante e depois! Primeiro passo será definir o que vocês querem fazer, depois separar o material e fazer e depois de pronto se divertir ainda mais com ele. Já dei várias dicas de atividades assim, quem sabe alguma não te agrada: para quem gosta de ser bailarina ou fada que tal fazer um tutu? Para auxiliar nas historinhas, que tal confeccionar seus próprios personagens para o teatrinho de bonecos? Quebra cabeças são sempre uma boa pedida, não é mesmo?? E se for personalizado ainda mais! Que tal confeccionar uma pipa e fazer até campeonatos com os amiguinhos? E para incentivar o cuidado com o meio ambiente e uma boa alimentação, que tal fazerem um jardim ou mini horta?

5) Chef: e depois de tanta brincadeira a fome aperta e que tal juntos irem para a cozinha, criar deliciosas comidinhas? As crianças irão se sentir importantes por poderem participar do processo e estimulará eles a se alimentarem melhor! Afinal, já dizia minha avó: saco vazio não fica em pé kkkk. Aqui no blog estou sempre dando várias receitinhas, que tal escolher alguma delas e fazer para um piquenique, um lanche na varanda ou terraço??? Torne este momento divertido e especial! Algumas sugestões que são sempre bem aceitas pelas crianças  fáceis de fazer: brownie, salgadinho de queijo, bolo de banana, cookies, sacolé, banana recheada, e se você também tem uma receita gostosa e prática me manda por email (regina@dicasmiudas.com.br)

 

Na aba Em Casa vocês encontrarão mais opções de atividades legais para realizar em casa com as crianças!

 

Esta matéria faz parte do Projeto Amigos Blogueiros, e para comemorar o dia das crianças todos escreveram uma matéria legal com o tema Dia das Crianças, que tal passar para conferir as outras também???

 

E os blogs participantes são:

Blog Ser Mãe (Tânia),

Dicas Miúdas (Regina),

Dikas de Mãe (Natália),

Filho muito Amor (Fanny),

Mães Apaixonadas (Jaque),

Mamãe Arquiteta (Anna),

Mundo da Mãe (Ludmila),

Pai de Cinco (Adriano),

Pitadinhas Maternas (Beatriz),

Recém Mãe (Luciana),

Reino Mãe (Camilla),

Vamos Mamães (Mari).

 

Que possamos incluir em nossas rotinas mais momentos de interação e troca com as nossas crianças: nossos filhos e a criança que existe dentro de nós!!!

 

Faça Seu Comentário

  1. Pingback: O que é ser criança? | Mães Apaixonadas

  2. Que lindo… amei suas dicas e por aqui vamos estar fazendo todas… Sempre que posso invento algo diferente para fazer com meu pequeno. Amamos. Beijos