Etapas do desenvolvimento infantil

 

Não sei se vocês já passaram por estes impasses e dúvidas: minha filha está crescendo, completou 5 anos, e não sei o que eu ainda preciso fazer por ela e o que a idade já permite que ela faça sozinha, para ir construindo sua independência, amadurecimento e novas habilidades.

 

É uma coisa super difícil, afinal para nós, pais, os filhos nunca crescem; ao mesmo tempo somos contraditórios, pois ficamos dizendo para eles que devem se comportar desse ou daquele jeito, pois já cresceram e não são mais bebês nem criancinhas… Se nós que somos adultos ficamos confusos com esse conflito, imagine a cabecinha desses pequenos? Que muitas vezes não são mais tão pequenos assim, apesar do tratamento que lhes são dados pelos pais e familiares.

 

Então fiz uma busca de atividades que ao meu ver são importantes para eles e fui em busca de respostas e informações:

 

1)      Comer Sozinho: entre 6 meses e 1 ano

Por volta de 1 aninho a criança já consegue segurar o talher e levar a comida à boca, mas antes disso já pode ir tentando e treinando, a partir dos 6 meses. É claro que é mais demorado, trabalhoso e a sujeira será muuuito grande, mas é importante para a coordenação motora da criança e sua independência; mas confesso que a minha só começou a comer sozinha mesmo depois que entrou na escola, com 1 ano e 10 meses. Lá ela não tinha uma pessoa disponível apenas para ela e passou a se virar super bem; foi quando me dei conta de que ela estava crescendo e poderia fazer isto sozinha, com pequenas ajudas. Lembrando que se você optou por deixá-lo comer sozinho, não deve ficar reclamando da sujeira que ele faz. O momento da refeição deve ser o mais harmonioso e alegre possível, para que a criança quando crescer não o associe a um momento de estresse.

 

2)      O Desfralde: entre 2 e 3 anos

Este deve ser feito em duas etapas: O diurno e o noturno.

 

Começamos com a fralda do dia. É mais fácil para a criança controlar suas vontades e necessidades enquanto está acordada e por volta dos dois anos. Devemos deixá-la o dia todo sem a fralda e sempre oferecer idas ao banheiro, levando mesmo que diga que não quer. Pois é muito comum dizer não, para não interromper a brincadeira, o filminho… Com esta idade a criança já consegue entender e expressar as suas vontades de fazer alguma coisa e do que quer.

Mais uma Dica: se for passear, coloque a fralda até que ela já apresente um controle do seu corpo, pois é constrangedor para a própria criança ficar toda suja ou molhada em lugares públicos. Este eu segui direitinho!

 

Durante a noite o processo pode ser um pouco mais lento, por isso é indicado que seja iniciado quando a criança já apresenta algum controle do seu corpo… Entre 2 e 3 anos a criança já pode começar a dormir sem fralda, mas não se iluda se na primeira semana ela não fizer xixi na cama. Com certeza ela fará algumas vezes, isso é muito comum, por isso não se deve reclamar e ficar chamando atenção para o fato principalmente na frente de outras pessoas, para não deixar seu pequeno constrangido. É incondicional e fisiológico, a criança não tem culpa.

Algumas Dicas: evite dar líquidos até uma hora antes da hora de dormir e sempre leve-a ao banheiro antes de deitar. Só comece a tirar a fralda da noite quando já observar que ela está amanhecendo seca com frequência.

 

Só um lembrete: não há uma regra, cada criança tem o seu tempo!

Com a minha eu tirei a fralda aos 3 anos, não lembro com quantos meses mais, mas ela já conseguia ter um controle da situação e não molhou a cama tantas vezes quanto eu imaginava.

 

3)      Higiene:

- Banho: A partir dos 6 anos

Até os seis anos é aconselhável que a criança apenas se banhe sozinha – tendo sempre um adulto para ajudá-la a passar o sabonete e lavar os cabelos. A partir desta idade, a criança adquire a habilidade motora para se lavar corretamente sem a ajuda de um adulto. Lembrando que no caso das meninas o cuidado com a higiene íntima é maior e deve ter uma atenção redobrada. Também estou seguindo direitinho, ensino como deve ser feito, às vezes deixo minha pequena fazer um pouco, mas sempre com um adulto por perto fiscalizando e finalizando.

 

- Escovação dos dentes: a partir de 4 anos, com supervisão

A higiene bucal deve ser feita desde o nascimento da criança e intensificado com o nascimento dos primeiros dentinhos. A escova pode ser oferecida para a criança ir se familiarizando, perder o medo, mas o adulto é quem faz a escovação. A partir dos 4 anos a criança já tem condições de fazer sozinha, mas sempre com a fiscalização de um adulto e, vez por outra, o adulto deve escovar para verificar se está sendo feita corretamente.  Só a partir dos 6 anos é que a criança tem coordenação motora suficiente para ser responsável por esta missão, mas não significa que o adulto não deva fiscalizar vez por outra.

Aqui em casa eu geralmente deixo que ela escove durante o dia e, à noite, eu escovo.

 

- Higiene no banheiro (xixi e cocô): aos 5 anos

A criança já consegue se limpar corretamente, na maioria das vezes, a partir dos 5 anos. Mas, desde muito pequena, o adulto deve sempre orientá-la e mostrar como se faz, principalmente com as meninas.

Confesso que só deixo minha pequena se limpar sozinha quando é xixi. Nas outras vezes eu assumo, pois fico com receio de não ficar bem limpa e pegar alguma infecção.

Não esqueçam de ensinar que após o xixi e o cocô tem que lavar bem as mãos com água e sabonete.

 

4)      Trocar de roupas: 4 anos

Desde pequena ela já deve escolher a sua roupa, sempre sendo orientada sobre o tipo de roupa que pode usar na determinada ocasião. Para facilitar, você pode guardá-las em prateleiras diferentes e dizer: escolha uma roupa desta prateleira… Lembrem-na sempre de colocar a roupa suja no local correto e guardar os sapatos.

 

Este para mim é bem difícil, pois minha filha ainda apresenta muita dificuldade, não sei se não consegue realmente ou é manha. Tirar a roupa não é problema, mas para vestir… Ela sempre pede ajuda, insisto para ela fazer sozinha, mas no final termino ajudando.

 

Amarrar o cadarço do sapato,  entre os cinco e seis anos a criança já consegue fazer sozinha. (minha filha quase não usa tênis com cadarço, ela usa mais sandálias e tênis com velcro… )

 

Olha que Dicas legais que recebi! Ensine “truques” ao seu filho: a etiqueta fica sempre para trás, quase sempre a estampa da camiseta é para a frente, a costura central da calça fica embaixo do umbigo, o desenho ou fecho do sapato fica quase sempre para o lado de fora.

 

E você quais as suas maiores dúvidas e dificuldades?

Faça Seu Comentário

  1. Você limpa o cocô só com papel higiênico ou lava a região? Acho que o desfralde funciona melhor quando a criança fala. Tenho dúvida sobre quando tirar do berço e colocar na caminha. Abs.

    • No início eu limpava com papel, para ela ir se acostumando e depois passava uma aguinha. Hoje em dia é só papelo, mas se estiver em casa e perto da hora do banho eu aproveito e dou logo o banho em seguida. Quanto à criança já estar falando realmente é muito melhor, por isso também, é indicado após os 2 aninhos.

      Quanto a saída do berço não lembro a idade exata, mas foi por volta de 2 anos, mas com a nova bebê pretendo tirar mais cedo, e colocá-la na bicama e assim como fiz com a outra colocar a grade lateral na cama, para evitar quedas.

  2. Parabéns pelo post. Super útil!!! Um dia desses estava me questionando sobre esses assuntos, isto é, se já era a hora da minha filha que tem cinco anos comerçar a tomar banho sozinha, escovar os dentes e trocar de ropua. Realmente esta na hora. Obrigada pelas dicas.

    • Acredito que são dúvidas que todas as mães passam Pollyanna… Que bom ter te ajudado de alguma forma!!!! Beijos e boa sorte com a “independência” que sua filha vai começar a ter… Você vai ver como a partir de agora ela vai ficar mais solta e responsável pelas coisas dela…